Policiais da RD Congo recebem treinamento para combater violência sexual

Iniciativa é parceria entre missão da ONU no país e a Organização Internacional para as Migrações. Temas abordados incluem policiamento comunitário e proteção da criança.

Treinamento com 84 policiais durou cinco semanas. Foto: MONUSCO

Treinamento com 84 policiais durou cinco semanas. Foto: MONUSCO

Oitenta e quatro policiais, incluindo duas mulheres, participaram neste mês de de um treinamento de cinco semanas para combater a violência sexual baseada no gênero. As aulas foram ministradas na província de Orientale, na República Democrática do Congo.

Os participantes vieram de quatro distritos da província para receber o treinamento na cidade de Bunia. As aulas tiveram temas variados e os policiais abordaram conceitos como o policiamento comunitário, os procedimentos aplicáveis à violência sexual, HIV-Aids e proteção da criança.

O treinamento é parte de um programa que visa capacitar os comissários especiais da polícia para ajudar a garantir uma melhor proteção das crianças e mulheres, conscientizando a população sobre a luta contra a violência sexual e a necessidade de uma melhor colaboração entre a polícia e as diferentes comunidades.

O programa foi financiado pela Missão da ONU de Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO), através da sua seção de Reforma do Setor de Segurança. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) foi encarregada de implementá-lo.