‘Podem contar com o Brasil’, afirma Dilma Rousseff em visita à UNESCO

Em encontro no último sábado (05/11) em Paris com a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, a Presidenta garantiu apoio à adesão da Palestina na Organização.

Presidenta Dilma Rousseff se reúne com Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova Foto:UNESCO/Eric Bouttier

A Presidenta brasileira Dilma Rousseff prometeu no último sábado (05/11) o apoio do país à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). “Podem contar com o Brasil.”

O anúncio foi feito após reunião com a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, na sede da Organização em Paris. “A presidente disse que a decisão de admitir a Palestina foi muito bem recebida no Brasil (…) o que mostra mais uma vez que a UNESCO é uma organização da ONU extremamente importante”, afirmou Bokova.

A fala de Rousseff aconteceu após Estados Unidos e Israel cortarem a verba de apoio à UNESCO devido à adesão plena da Palestina na Organização.

Durante o encontro, elas debateram sobre a Rio+20. Além de assistirem a apresentação de um informe intitulado “Plano para a Sustentabilidade da Costa e dos Oceanos”, as duas líderes reconheceram que a Conferência que acontecerá no Rio de Janeiro não deverá apenas tratar de meio ambiente, mas também, de modo mais amplo, da importância do desenvolvimento sustentável, tema no qual a UNESCO desempenha um papel importante.