PNUMA renova compromisso com Década de Ação para atingir objetivos globais

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são conhecidos como um modelo mundial para conquistarmos um futuro melhor e mais sustentável para todos. Eles abordam os desafios globais que enfrentamos, incluindo aqueles relacionados a pobreza, desigualdade, mudança climática, degradação ambiental, paz e justiça. Os 17 objetivos são todos interconectados e, para não deixar ninguém de fora, é importante que todos sejam alcançados até 2030.

Cinco anos após a inauguração desse empreendimento ambicioso, a Década de Ação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável renova o compromisso da comunidade internacional de acelerar as ações para alcançar os objetivos globais. Saiba quais são as contribuições do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O meio ambiente fundamenta cada um dos 17 objetivos, de eliminar a fome até reduzir as desigualdades e construir comunidades sustentáveis ​​em todo o mundo. Foto: PNUMA

O meio ambiente fundamenta cada um dos 17 objetivos, de eliminar a fome até reduzir as desigualdades e construir comunidades sustentáveis ​​em todo o mundo. Foto: PNUMA

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são conhecidos como um modelo mundial para conquistarmos um futuro melhor e mais sustentável para todos. Eles abordam os desafios globais que enfrentamos, incluindo aqueles relacionados a pobreza, desigualdade, mudança climática, degradação ambiental, paz e justiça. Os 17 objetivos são todos interconectados e, para não deixar ninguém de fora, é importante que todos sejam alcançados até 2030.

Cinco anos após a inauguração desse empreendimento ambicioso, a Década de Ação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável renova o compromisso da comunidade internacional de acelerar as ações para alcançar os objetivos globais.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) contribui para a década de várias maneiras. O meio ambiente fundamenta cada um dos 17 objetivos, de eliminar a fome até reduzir as desigualdades e construir comunidades sustentáveis ​​em todo o mundo. O PNUMA trabalha com colegas de todo o Sistema ONU para ajudar a desenvolver as capacidades dos países de monitorar seus progressos, para garantir que o meio ambiente seja integrado a todos os aspectos do desenvolvimento sustentável.

O PNUMA acompanha o progresso dos ODS por meio de recursos como a Sala de Situação Mundial do Meio Ambiente, uma plataforma de conhecimento dinâmica projetada para coletar, processar e compartilhar a melhor informação científica e estudos ambientais do mundo, bem como uma massa de novos dados fornecidos por satélites, drones e pela ciência cidadã. A plataforma inclui ferramentas cruciais para acompanhar os progressos em direção à consecução dos objetivos.

O Fórum de Ciência, Política e Comércio do PNUMA estabeleceu em março de 2018 um comitê para tratar de dados, análises e inteligência artificial. Por meio desse grupo, o PNUMA tem trabalhado com uma ampla gama de parceiros para avaliar como melhor usar os dados para monitorar o meio ambiente e os objetivos. O PNUMA também está trabalhando com a comunidade de ciência cidadã mundial para construir um ecossistema digital para o meio ambiente.

Por meio de dossiês prospectivos regulares e o relatório anual “Fronteiras”, o PNUMA identifica as questões emergentes mais importantes para o meio ambiente global, incluindo aquelas relacionadas à implementação das metas.

Os dossiês de políticas dos ODS destacam pontos críticos da mudança ambiental. As evidências fornecidas são baseadas nos dados e informações científicas da Sala de Situação Mundial do Meio Ambiente e são complementadas por relatos regionais.

O PNUMA fornece orientação técnica e apoio às governanças ambientais, orientando países para o desenvolvimento de leis e políticas coerentes e sua implementação efetiva. Um exemplo é o trabalho realizado de planos de ação nacionais estratégicos pela biodiversidade.

Com 70% das florestas do mundo sob ameaça de degradação, o PNUMA está tomando a frente, juntamente com as agências e programas das Nações Unidas, para que todos nos atentemos à agricultura sustentável, limpemos as nossas cadeias de suprimentos, consumamos de forma sustentável, formemos parcerias com o setor privado e coloquemos um preço no carbono.

As soluções baseadas na natureza oferecem algumas das melhores maneiras de alcançar o bem-estar humano, enfrentar as mudanças climáticas e proteger o planeta. O PNUMA e os parceiros também estão liderando a Década da Restauração de Ecossistemas de 2021 a 2030. A Década visa reunir informação científica e as melhores práticas de restauração de ecossistemas para apoiar ações.

O PNUMA reúne cientistas e políticos a cada dois anos na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O tema da próxima Assembleia, prevista para fevereiro de 2021, é: Fortalecer as ações da natureza para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A agência das Nações Unidas lembra que temos dez anos para transformar nosso mundo e que a forma como fazemos negócios atualmente terá que mudar se quisermos alcançar os ODSs.

Liderança em defesa ambiental

O PNUMA e seus parceiros realizam campanhas internacionais de comunicação para apoiar os ODS. Também trabalha com uma equipe dedicada de Embaixadores da Boa Vontade, Ídolos e Patronos para divulgar a importância de conservar e cuidar do meio ambiente.

A agência organiza o Campeões da Terra, um programa de prêmios ambientais que reconhece iniciativas e conquistas ambientais inovadoras, e as pessoas por trás delas.

O que o PNUMA está fazendo para acelerar soluções?

Um exemplo recente foi o lançamento realizado pelo PNUMA e pela Missão Permanente da Alemanha das Oportunidades Globais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GO4SDGs, em inglês) na Cúpula de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Nova Iorque, em setembro de 2019, para impulsionar esforços e soluções para os ODSs.

Esta iniciativa alcançará tomadores de decisão, pequenas e médias empresas e jovens. A ampla faixa demográfica visa expandir as ambições de construirmos economias inclusivas e sustentáveis ​​em todos os níveis.

Os GO4SDGs irão trabalhar com o vasto conhecimento científico do PNUMA, disseminando-o por meio de parcerias e programas existentes, garantindo uma abordagem regional e personalizada para atender às diferentes necessidades de cada região.

A iniciativa também desenvolverá parcerias com organizações que trabalham diretamente com o setor privado para acelerar ações, incluindo o Fórum Econômico Mundial.

Economia

O Banco de Dados de Medidas divulgado pelo PNUMA e pela Green Growth Knowledge Partnership mostra um aumento de 106% nas medidas globais de financiamento verde desde 2015.

Demonstrou-se um progresso impressionante na Aliança para Proprietários de Ativos Net-Zero, convocada pelas Nações Unidas, quando dois meses após 12 dos maiores fundos de pensão e seguradoras do mundo se comprometeram a descarbonizar seus investimentos até 2050, o total de ativos sob gestão dobrou para quase 3,9 trilhões de dólares.