PNUMA divulga versão completa do Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2015

O relatório é considerado a avaliação mais abrangente feita por um time de renomados cientistas e especialistas de todo o mundo. Documento mostra que esforços realizados permitiram a redução de emissões de 6 gigatoneladas por ano, mas é necessário um corte ainda maior para limitar o aumento da temperatura global a 2ºC até 2100.

Foto: Flickr/Señor Codo (cc)

Foto: Flickr/Señor Codo (cc)

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) divulgou nesta sexta-feira (4) a versão completa do Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2015 (Emissions Gap Report 2015). Segundo dados compilados pelo documento, os esforços realizados permitiram a redução de emissões de 6 gigatoneladas por ano até 2030, mas um esforço ainda maior é necessário para limitar o aumento da temperatura global a 2ºC até 2100.

Este relatório é considerado a avaliação mais abrangente feita por um time de renomados cientistas e especialistas de todo o mundo. Ele apresenta as 119 Contribuições Pretendidas Nacionalmente Determinadas (INDCS, na sua sigla em inglês) submetidas à Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança Climática (UNFCCC) até 1 de outubro de 2015.

A versão completa do relatório pode ser baixada do UNEP Live, onde também é possível verificar a repartição das INDCs por país.