PNUMA anuncia vencedores do Prêmio Ambiental ‘Campeões da Terra’

Cerimônia do principal prêmio ambiental da Organização das Nações Unidas acontecerá no Rio de Janeiro às vésperas da Rio+20. Iniciativa é do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Cerimônia de premiação acontecerá no Rio de Janeiro às vésperas da Rio+20

Coletiva de Imprensa: 16:30-17:45, segunda-feira, 4 de junho de 2012

Local: Salão Azul, Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Um presidente pioneiro em políticas verdes na Ásia, um conservacionista que combate a caça ilegal no Quênia, um empresário de energias renováveis do Oriente Médio e um banqueiro, que está promovendo o desenvolvimento sustentável na América Latina, estão entre os vencedores do principal prêmio ambiental da Organização das Nações Unidas, que será anunciado no dia 4 de junho de 2012, no Brasil.

Outros laureados do Campeões da Terra são um aeronauta e inovador do transporte verde e um cientista ambiental.

Lançado em 2005 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Campeões da Terra já reconheceu 51 indivíduos e organizações por sua liderança em questões ambientais. Entre os laureados de edições anteriores do prêmio estão o ex-vice Presidente dos Estados Unidos e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Al Gore; o Presidente do México, Felipe Calderón; a atriz e ativista chinesa, Zhou Xun; e a lenda global da música, Angélique Kidjo.

Este ano, a cerimônia de entrega dos prêmios acontece na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho de 2012. O PNUMA designou o Brasil como país-sede das celebrações globais de 2012.

Na corrida para a cúpula da Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável (20-22 de junho de 2012), que também acontecerá no Rio de Janeiro, o Campeões da Terra irá ressaltar que fortes lideranças políticas, visão empreendedora e ciência e inovação podem inspirar esforços globais na transição para uma economia verde, eficiente em recursos e com baixa emissão de carbono.

A Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen, irá entregar um dos prêmios na cerimônia, juntamente com a Ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o Secretário Geral da Rio+20, Sha Zukang.

Serviço para a imprensa:

Redação PNUMA (Nairobi, Quênia): +254 20 762-3088 ou no e-mail unepnewsdesk@unep.org

Amanda Talamonte (Assessora de Comunicação PNUMA Brasil): +55 61 3038-9237, +55 61 8175-2751 ou no e-mail comunicacao@pnuma.org
Obs: Considerando o limite de lugares, é muito importante a confirmação de presença de jornalistas na coletiva. A confirmação deve ser feita com a assessoria do PNUMA.

Para mais informações sobre o Campeões da Terra, acesse: http://www.unep.org/champions/