PNUD promove cursos gratuitos sobre sistemas de refrigeração sustentáveis em São Paulo e Brasília

Inscrições vão até 12 agosto. Capacitação voltada para especialistas e organizada em parceria com Ministério do Meio Ambiente vai abordar a substituição de gases danosos à camada de ozônio por alternativas sustentáveis nas cadeias produtivas de aparelhos de ar-condicionado. Cursos acontecem em agosto e setembro.

Uso de HCFC em aparelhos de refrigeração tem consequências destrutivas para a camada de ozônio. Foto: Flickr / Jan Tik

Uso de HCFC em aparelhos de refrigeração tem consequências destrutivas para a camada de ozônio. Foto: Flickr / Jan Tik

Em Brasília e São Paulo, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vão promover, em agosto e setembro, dois cursos técnicos gratuitos para profissionais da área de sistemas de ar condicionado. Inscrições vão até o dia 12 do próximo mês.

A capacitação vai abordar a substituição de gases danosos à camada de ozônio por alternativas sustentáveis nas cadeias produtivas dos equipamentos de refrigeração.

Na capital federal, as oficinas ocorrem em 30 e 31 de agosto. Na capital paulista, os cursos serão realizados nos dias 5 e 6 de setembro.

Os encontros são voltados para profissionais que já trabalham na área, como engenheiros e técnicos especialistas que atuam em projeto, gerenciamento, operação e manutenção de sistemas de água gelada. O público-alvo deste ciclo de formação são responsáveis por edificações ou indústrias de universidades.

“Os cursos são pensados para disseminar conhecimentos, divulgar novas tecnologias, apresentar tendências, discutir problemas operacionais e oportunidades para otimização de sistemas de água gelada”, explica a gerente do Protocolo de Montreal no Brasil — e associada ao PNUD —, Marina Ribeiro.

As vagas são limitadas a, no máximo, cinco participantes por instituição interessada.

Acesse a programação completa dos cursos aqui.

Saiba como se inscrever nos cursos aqui.

Ao longo do primeiro semestre de 2006, o PNUD realizou três seminários — em Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo — sobre inovações tecnológicas que podem reduzir os impactos ambientais da produção de equipamentos de refrigeração. O material desses cursos está disponível online. Acesse aqui.