PNUD lança na segunda-feira (25) relatório nacional sobre atividades físicas e esportivas

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) investigou o potencial das atividades físicas e esportivas de enriquecer a vida das pessoas, ampliar sua liberdade de escolha e promover o desenvolvimento humano. Os resultados do estudo estão no ‘Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano 2017 – Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para todas as pessoas’. O lançamento, com coletiva de imprensa, ocorrerá na próxima segunda-feira (25), em Brasília.

Em Dia Internacional que celebra o esporte como ferramenta para o desenvolvimento e a paz, o chefe da ONU, Ban Ki-moon, foi categórico: “jogando juntos, podemos criar o futuro que queremos”. Foto: UNICEF Brasil / Rocha

Foto: UNICEF Brasil/Rocha

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) investigou o potencial das atividades físicas e esportivas de enriquecer a vida das pessoas, ampliar sua liberdade de escolha e promover o desenvolvimento humano. Os resultados do estudo estão no Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano 2017 – Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para todas as pessoas. O lançamento, com coletiva de imprensa, ocorrerá na próxima segunda-feira (25), em Brasília.

Desde o primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) no mundo, em 1990, foram lançados mais de 700 relatórios com temas fundamentais para a vida de milhões de pessoas. A nível global, ficaram conhecidos por divulgarem anualmente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e também por terem influenciado diretamente no modo como se pensa o desenvolvimento e, consequentemente, a construção de políticas públicas. O RNDH 2017 é o quarto do gênero produzido nacionalmente, o primeiro no mundo a tratar de esportes e atividades físicas e possui robustez para influenciar a tomada de decisões sobre o tema no futuro próximo.

O estudo traz informações sobre o perfil da prática esportiva no Brasil com base no suplemento da PNAD 2015 e de outras pesquisas nacionais, com dados sobre regularidade da prática, as motivações, principais modalidades e desigualdades no acesso. Também traça recomendações sobre como tornar as escolas brasileiras mais ativas, promover a saúde por meio do movimento, estruturar o Sistema Nacional do Esporte e trabalhar com a temática para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O evento de apresentação do documento contará com a presença de autoridades do governo brasileiro, embaixadores, representantes de organismos internacionais e de organizações nacionais de esporte, gestores públicos, atletas e ex-atletas, pesquisadores e especialistas.

Serviço:
Lançamento do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil 2017 – Movimento é Vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas.
Dia: 25 de setembro de 2017, segunda-feira
Horário: 16h
Local: Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília – DF (Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Térreo, Auditório 2).

Contato: Unidade de Comunicação do PNUD no Brasil – Tel.: 61 3038 9117 e 9119.

Para solicitar a pesquisa antecipadamente, sob embargo, envie e-mail para: comunica.br@undp.org.


Mais notícias de:

Comente

comentários