PNUD fica entre as dez instituições mais transparentes em 2012

Índice da Publish What You Fund avaliou 72 organizações. A partir de 2013, prestação de contas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento será automatizada.

A organização Publish What You Fund (Divulgue o Que Você Financia), líder na questão de transparência no âmbito da ajuda humanitária internacional, afirmou que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) teve um bom desempenho no quesito prestação de contas e que a agência merece reconhecimento por seus esforços.

O relatório mais recente da Publish What You Fund classificou o PNUD entre os dez melhores entre 72 instituições avaliadas no  Índice de Transparência 2012. O PNUD é signatário original da Iniciativa Internacional pela Transparência. “O PNUD deve ser parabenizado por ter dado início à divulgação de suas ações nos registros da Iniciativa desde novembro de 2011”, reiterou a organização.

O processo de transparência de fundos e aplicação de recursos do PNUD vai evoluir ainda mais até o fim de 2012, quando uma nova série de dados atualizados serão divulgados ao público em geral. A partir de 2013, esta plataforma vai migrar para um sistema de relatórios automatizados que fará a ligação entre a gestão operacional dos fundos e o website do PNUD em Nova York.

O relatório Publish What You Fund, produzido anualmente, classifica 72 instituições por meio de 43 indicadores diferentes. Os organismos avaliados incluem desde os tradicionais doadores multilaterais e bilaterais até fundações privadas de financiamento climático e instituições financeiras de desenvolvimento.

Publish What You Fund é uma campanha global pela transparência, defensora do aumento significativo da disponibilidade e do acesso a informações que sejam comparáveis, atualizadas e compreensíveis.

A Administradora do PNUD, Helen Clark, destaca que a agência fez da transparência uma prioridade e que está caminhando rumo à total divulgação pública de suas finanças e programas. “A agência está comprometida com a transparência e vai continuar a melhorar a qualidade e a quantidade dos dados publicados. A prestação de contas é importante para manter a confiança depositada em nós por nossos parceiros.”

Atualmente, o PNUD publica informações online de projetos de mais de 100 escritórios espalhados pelo mundo e também divulga em tempo real relatórios financeiros dos fundos que administra. No mais recente relatório global do grupo independente One Word Trust, o PNUD ganhou o prêmio de melhor prestação de contas entre 30 organizações pesquisadas.