PNUD e VNU lançam relatório Estado do Voluntariado no Mundo

“Valores como participação, engajamento e inclusão são indispensáveis à promoção do bem-estar das pessoas e da sociedade”, afirma Coordenadora Executiva do Programa de Voluntários das Nações Unidas, Flavia Pansieri. Ela defende que o voluntariado faça parte dos novos métodos de avaliação do progresso.

Relatório sobre voluntariado no mundoO primeiro relatório sobre o Estado do Voluntariado no Mundo (SWVR – State of the World’s Volunteerism Report, na sigla em inglês), lançado na segunda-feira (05/12), ressalta que é necessário compreender o papel do voluntariado e incorporá-lo na agenda do desenvolvimento.

“Valores como participação, engajamento e inclusão são indispensáveis à promoção do bem-estar das pessoas e da sociedade”, afirma a Coordenadora Executiva do Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), Flavia Pansieri. “Um novo paradigma de desenvolvimento se faz necessário, baseado em novos métodos de avaliação do progresso.”

O relatório demonstra que a participação voluntária dos jovens está migrando das organizações para formas menos estruturadas de engajamento, estimulados pela internet. No geral, o voluntariado online tem aumentado, apesar da diferença entre os países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.

O documento foi apresentado oficialmente durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, e em diversos países, coincidindo com o Dia Internacional dos Voluntários e o encerramento do 10º Aniversário do Ano Internacional dos Voluntários.