PNUD destinará 170 mil dólares a projetos no Paquistão e no Haiti

Centenas de sobreviventes do terremoto do Haiti e das enchentes no Paquistão – ambos ocorridos em 2010 – serão beneficiados com os 170 mil dólares arrecadados no “Jogo contra a Pobreza”, uma partida de futebol organizada pelas Nações Unidas e realizada em dezembro, na Grécia.

Centenas de sobreviventes do terremoto do Haiti e das enchentes no Paquistão – ambos ocorridos em 2010 – serão beneficiados com os 170 mil dólares arrecadados no “Jogo contra a Pobreza”, uma partida de futebol organizada pelas Nações Unidas e realizada em dezembro, na Grécia. As informações foram divulgadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), nesta quarta-feira (15/06), por meio de um comunicado de imprensa. A agência foi responsável por organizar a arrecadação do fundo.

No Haiti, a verba será destinada a um projeto que envolve jovens afetados pelo terremoto e ainda vivem em condições precárias, ajudando na reconstrução de estabelecimentos esportivos. A iniciativa é apoiada pelo Programa de Voluntários da ONU (UNV), que promove os valores do engajamento voluntário e civil nas comunidades. “Os fundos da partida serão usados para complementar os atuais esforços de incluir jovens em nossas atividades”, declarou a Diretora do PNUD no país, Jessica Faieta.

O projeto beneficiado no Paquistão tem como objetivo aumentar em 30% a renda e os recursos de mulheres vulneráveis no distrito de Muzafargarh, fornecendo a elas subsídios financeiros e treinamento para que possam abrir pequenos negócios. De acordo com a Diretora do PNUD, “apesar de a quantia ser modesta, usá-la para promover o desenvolvimento de empresas da comunidade vai assegurar que cada centavo seja destinado a dar o máximo de impacto na restauração do sustento de lares vulneráveis afetados pelas enchentes”.