PNUD assina acordo para ajudar a modernizar gestão pública gaúcha

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, o PNUD e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) firmaram, nesta segunda-feira (11), um acordo de cooperação técnica internacional que visa à modernização e à promoção de inovação na gestão pública no estado.

O diretor da ABC, Embaixador Ruy Pereira; a representante-residente do PNUD, Katyna Argueta; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participaram do evento, em Brasília.

O diretor da ABC, Embaixador Ruy Pereira; a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do RS, Leany Lemos; a representante-residente do PNUD, Katyna Argueta; e o governador do RS, Eduardo Leite. Foto: Pedro Maziero

O diretor da ABC, Embaixador Ruy Pereira; a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do RS, Leany Lemos; a representante-residente do PNUD, Katyna Argueta; e o governador do RS, Eduardo Leite. Foto: Pedro Maziero

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul, o PNUD e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) firmaram, nesta segunda-feira (11), em Brasília, um acordo de cooperação técnica internacional que visa à modernização e à promoção de inovação na gestão pública no estado.

Presente à cerimônia de assinatura, o governador Eduardo Leite afirmou estar confiante nos bons resultados do acordo, o primeiro do tipo em sua gestão. “O objetivo é trabalhar em modernização e digitalização de processos, mas, ao mesmo tempo, focar nas pessoas. Uma coisa não elimina a outra. Não é digitalização substituindo servidores, mas é buscar melhorar a gestão e ter a tecnologia como ferramenta para agilizar processos”, declarou.

A representante-residente do PNUD, Katyna Argueta, parabenizou as autoridades gaúchas pela visão ampla e reiterou o engajamento do PNUD em acompanhar os esforços de responder aos desafios locais. “Um dos caminhos para o alcance do desenvolvimento é a inovação de processos e serviços no âmbito da gestão pública. Isso passa pelo entendimento de que os investimentos em inovação comprometidos com ações integrais se constituem em uma maneira concreta de avançar em melhorar as oportunidades e níveis de vida da população”, afirmou.

O diretor da ABC, embaixador Ruy Pereira, informou que a Agência está pronta para ajudar o governo gaúcho na implementação do projeto. “Conte com a ABC neste e em outros projetos futuros”, completou.

À frente das tratativas com o PNUD desde o início do ano, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, destacou que a parceria representa uma grande oportunidade de fortalecimento das capacidades das equipes que atuam nas áreas de orçamento e gestão no governo. “O PNUD tem uma visão de que é preciso reformar o Estado para entender melhor a sociedade. E o governador Eduardo Leite nos dá essa diretriz e a autonomia para que a gente persiga esse objetivo. Por isso, é muito gratificante poder assinar esse protocolo, que vai nos trazer melhorias de capital humano, novas tecnologias, aprimoramento do processo de digitalização e modernização do CAFF [Centro Administrativo Fernando Ferrari]”, afirmou.

A cooperação atuará nos seguintes eixos:

  • Desenvolvimento de propostas de novas diretrizes metodológicas e técnicas para a política de gestão do patrimônio do estado do Rio Grande do Sul;
  • Elaboração e implementação de plano de desenvolvimento de capacidades e valorização profissional da equipe a serviço do Governo do Estado;
  • Elaboração e implantação de metodologia para otimização da gestão documental no estado;
    Desenvolvimento e implantação de proposta de novo modelo de gestão do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF);
  • Identificação de boas práticas nacionais e internacionais em gestão pública e promoção de intercâmbio;
  • Concepção de plano de desenvolvimento de capacidades para realização de compras públicas;
    Garantia da gestão eficiente e gestão de conhecimento do projeto.