Pernambuco e Rio Grande do Sul estão entre vencedores do Prêmio da ONU de Serviço Público

Homenagem é reconhecimento das Nações Unidas por projetos inovadores para combater pobreza e promover desenvolvimento sustentável. Condecoração acontece nesta quinta-feira (27) no Barein.

Prêmio da ONU de Serviço Público (2012). Foto: ONU

Prêmio da ONU de Serviço Público (2012). Foto: ONU

Pernambuco e Rio Grande do Sul estão entre os vencedores de 29 países do Prêmio da ONU de Serviço Público. A condecoração por seus projetos inovadores no combate à pobreza e na promoção do desenvolvimento sustentável será entregue nesta quinta-feira (27) em Manama, no Barein.

O Fórum de Serviço Público das Nações Unidas, o Dia do Serviço Público e o Prêmio do Serviço Público vão homenagear o Brasil pelos seus projetos na promoção de um futuro melhor para todos – tema do Fórum Mundial deste ano.

Pernambuco se destacou com seu plano de segurança integrada que, com a participação da sociedade, reduziu a taxa de homicídios dolosos de 58,8 (2001) para 38,7 (2011) por 100 mil habitantes.

Já o Rio Grande do Sul foi reconhecido pela criação de um sistema de participação popular no planejamento, implementação e monitoramento de políticas públicas. Por meio de uma plataforma digital, os cidadãos também podem fazer perguntas ao governador e participar de debates online.

Os projetos também integraram questões de gênero nas políticas públicas, com uma comunicação sistemática e diálogo entre diferentes atores e grupos sociais.