‘Pequenas empresas são essenciais para a sustentabilidade do país’, diz gerente do SEBRAE à ONU

Gerente nacional do SEBRAE, André Spínola, é o mais recente entrevistado da série “Parceiros dos ODM em ação”, produzida pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento.

Além de pequenas empresas serem mais sustentáveis do que as grandes, os micro empresários colaboram com a inclusão de mais de quatro milhões de pessoas no mercado de trabalho. Foto: X. Fonseca/CIMMYT.

Além de pequenas empresas serem mais sustentáveis do que as grandes, os micro empresários colaboram com a inclusão de mais de quatro milhões de pessoas no mercado de trabalho. Foto: X. Fonseca/CIMMYT.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é parceiro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) porque, por fomentar o desenvolvimento e promover o empreendedorismo, a entidade colabora com a geração de empregos no Brasil, os quais, por sua vez, contribuem diretamente para a superação da extrema pobreza, objetivo número 1 dos ODM. “O micro empreendedor individual é responsável pela inclusão de mais de quatro milhões de pessoas que não tinham uma atividade”, declarou o gerente nacional de Desenvolvimento Territorial do SEBRAE, André Spínola.

Segundo Spínola, o SEBRAE trabalha com cerca de 9 milhões de empresas no país que, além de gerarem empregos, estimulam o desenvolvimento econômico local. Ele afirma também que 80% dos municípios brasileiros possuem menos de 20 mil habitantes e têm como bases econômicas os empregos gerados por prefeituras, microempresas, aposentadorias e programas assistenciais. O gerente acredita que, na reta final dos ODM, os pequenos negócios também podem contribuir no apoio para a parceria global que promova o desenvolvimento para todos.

Além disso, o gerente do SEBRAE defende que as pequenas empresas são mais sustentáveis do que as grandes, pois oscilam menos em decorrência da globalização, além de gerar transformações de forma mais organizada, planejada, e por formar lideranças. André Spínola participa da série Parceiros dos ODM em Ação no Youtube, que apresenta entrevistas com representantes de organismos internacionais, iniciativas pública e privada, assim como da sociedade civil, sobre as ações e políticas públicas desenvolvidas no país para o alcance dos ODM.