Pelo 19º ano consecutivo, Assembleia Geral pede fim do embargo dos Estados Unidos contra Cuba

Pelo 19º ano consecutivo, a Assembleia Geral aprovou uma resolução pedindo o fim do embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba há décadas em consequência da Guerra Fria.

Assembleia Geral vota sobre o fim do embargo dos Estados Unidos contra Cuba. Foto: ONU.Pelo 19º ano consecutivo, a Assembleia Geral aprovou uma resolução pedindo o fim do embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba há décadas em consequência da Guerra Fria.

Os 192 membros da Assembleia expressaram preocupação com os “efeitos colaterais” de tais medidas contra o povo cubano e aos cidadãos cubanos que vivem em outros países na resolução não-vinculativa.

O documento recebeu 187 votos a favor, dois votos contrários (Estados Unidos e Israel) e três abstenções (Estados Federados da Micronésia, Ilhas Marshall e Palau).

O texto reiterou pedidos anteriores para que os países “se abstenham de promulgar e aplicar leis e medidas” que não se conformam com as suas obrigações para reafirmar a liberdade de comércio e navegação.

Além disso, a resolução pede que os Estados revoguem ou invalidem tais leis logo que possível.