Participe de concurso de fotos da OPAS/OMS sobre combate a raiva; prazo vai até 31 de outubro

Transmitida por cachorros, a doença está a ponto de ser erradicada na região. Com a campanha, a OPAS/OMS busca sensibilizar a população a tomar medidas de prevenção para alcançar esse objetivo.

O objetivo do concurso é retratar ações positivas para a erradicação da doença na região. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O objetivo do concurso é retratar ações positivas para a erradicação da doença na região. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), lançou na última quinta-feira (17), um concurso de fotografia para ilustrar os esforços na América Latina para erradicar a raiva, uma doença transmitida pelos cachorros. Apesar de sua baixa incidência, casos continuam a ser registrados na região, inclusive no Brasil.

“É urgente que todos nos unamos para acabar com a raiva nas Américas: governos, ONGs, organizações nacionais e internacionais, a comunidade científica, a sociedade civil e a população em geral. Este concurso é uma ferramenta a mais no combate contra esta doença”, afirmou o diretor da Panaftosa, Ottorino Cosivi.

Os interessados podem participar – até dia 31 de outubro – através do site https://rabiesalliance.org/world-rabies-day/, subindo até três fotografias que destaquem a prevenção e controle da raiva. Estas atividades podem incluir a vacinação canina, ações educativas e tratamento de pessoas expostas à doença. O anúncio dos vencedores será feito no dia 2 de dezembro e as fotos escolhidas por um júri especializado serão expostas nos canais de comunicação da organização. Os ganhadores receberão um certificado.

Saiba mais como participar aqui ou envie sua pergunta para panaftosa@paho.org com o assunto “DMR 2015 – Concurso de Fotografia”.