Participação juvenil em espaços internacionais é tema de seminário em Brasília

Ocorre entre segunda-feira (25) e terça-feira (26), em Brasília, o seminário “Juventude e Política Internacional”. O evento pretende analisar a participação de jovens em espaços internacionais de discussão e decisão.

Grafiteiro no Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/ABr

Grafiteiro no Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rêgo/ABr

O seminário “Juventude e Política Internacional” ocorreu entre segunda-feira (25) e terça-feira (26) em Brasília, na Casa da ONU. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), pretende compartilhar conhecimentos, experiências e definir ações conjuntas, tendo como ponto de partida a importância da participação da juventude nos espaços internacionais.

A representante auxiliar do UNFPA, Tais Santos, afirma que a participação de jovens brasileiros nos debates internacionais traz benefícios para o país e, portanto, “é cada vez mais evidente que os jovens precisam ter as habilidades educacionais, sociais e profissionais necessárias para uma participação produtiva em todas as esferas da vida”.

Para o presidente do Conjuve, Alessandro Melchior, é necessário qualificar e atualizar os jovens e o próprio Conselho Nacional de Juventude sobre diversos assuntos relacionados à juventude uma vez que “o Pós-2015 e o processo de revisão da Agenda de População e Desenvolvimento, por exemplo, são processos que impactam diretamente na vida e nos direitos dos jovens no Brasil”.

A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, explicou, por sua vez, que é preciso compreender “os jovens como sujeitos políticos e estratégicos”.

Cerca de 40 jovens foram convidados a participar do evento. De acordo com Melchior, “todos os participantes estão, de alguma forma, envolvidos com a temática do seminário”.

A agenda do seminário conta com uma oficina sobre participação em espaços internacionais, contextualização sobre Processos de Revisão da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD) e Agenda Pós-2015, debate sobre política internacional, participação na ONU e o Programa de Jovens Delegados.

O Seminário Juventude e Política Internacional está sendo transmitido ao vivo pelo Participatório! Acompanhe: http://participatorio.juventude.gov.br/live_stream