Parceria em prol da segurança alimentar no mundo é celebrada com concerto de música clássica

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Orquestra e o Coro de Malmö da Suécia realizam concerto no Rio de Janeiro dia 14 de junho celebrando parceria entre programa alimentar da ONU e World NURTURE Foundation.

Parceria em prol da segurança alimentar no mundo é celebrada com concerto de música clássica

A Orquestra e o Coro de Malmö da Suécia realizam concerto no Brasil para promover a parceria entre a organização não governamental World NURTURE Foundation e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, no próximo 14 de junho no Rio de Janeiro. O objetivo da parceria é apoiar a criação de políticas nacionais de segurança alimentar e nutricional nos países em desenvolvimento. A apresentação também faz parte da programação oficial do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a Conferência Rio+20.

O evento beneficente marca o lançamento mundial da World NURTURE Foundation e parte da renda será usada para impulsionar o diálogo de políticas entre diferentes governos interessados em construir seus próprios programas de alimentação escolar, através do PMA Centro de Excelência contra a Fome.

“Hoje é consenso entre os países que o combate à fome começa com as crianças. Desenvolver programas nacionais de alimentação escolar sustentáveis é o principal foco do Centro. Para termos eficácia em nossas ações, as parcerias são imprescindíveis. A World NURTURE Foundation foi criada para apoiar todos os esforços nesse sentido. Trabalhando em conjunto, temos certeza que poderemos construir um mundo mais justo, sem que tenhamos nunca mais crianças passando fome e sem ir à escola”, destaca Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome.

Entre músicos e cantores, serão 80 pessoas no palco. O concerto vai reunir representantes de diversos setores: empresarial, esportivo e artístico, além de autoridades do governo e de organizações não governamentais e amantes da música clássica.

A Orquestra e o Coro de Malmö

Compostos de músicos oriundos da Universidade e da Escola Superior de Música de Malmö, Suécia, a Orquestra Acadêmica e Coro de Malmö foram criados em 2000, objetivando a máxima qualidade artística com uma profunda inserção social e proximidade a seus públicos. Desde seu surgimento, o grupo vem encantando as plateias com suas interpretações calorosas e vibrantes, tendo já se apresentado em países como Alemanha, Polônia, Croácia, República Tcheca e China.

O grupo tocará um repertório clássico nórdico para orquestra e coro de câmara. Entre os destaques, obras de Von Koch (Suécia), Toivo Kuula (Finlândia) e Edward Grieg (Noruega). Será apresentada também a belíssima “Nänie” de Johannes Brahms. Como forma de homenagear o Brasil e a Rio+20, o grupo tocará um arranjo feito sobre o “Samba do Avião” de Tom Jobim para orquestra sinfônica.

Maestro: Daniel Hansson

Mestre em Belas Artes em Educação Musical, Daniel Hansson formou-se na Escola Superior de Música de Piteå onde estudou regência coral com os professores Eric Ericson e Erik Westberg e regência orquestral com os Maestros Sigfried Nauman, Petter Sundqvist e Hans Bergquist.

Hansson já trabalhou para o Departamento de Música das Forças Armadas do Norte como Diretor Artístico do Grupo Tactus em Sollefteå. Hoje é Diretor Artístico do Comitê de Música da Universidade de Malmö.

Centro de Excelência contra a Fome do PMA

O Programa Mundial de Alimentos em parceria com o governo brasileiro lançou o Centro de Excelência contra a Fome com o objetivo de promover políticas nacionais sustentáveis de segurança alimentar e nutricional com base nos sucessos da experiência do Brasil.

O Centro serve como uma ponte para a cooperação sul-sul com foco no desenvolvimento de capacidades nas áreas de alimentação escolar, agricultura familiar, nutrição e segurança alimentar. O diálogo de políticas é feito com países do Sul interessados em desenvolver seus próprios programas.

World NURTURE Fondation

Criada por Monika Jablonska (presidente) e Maria Francesca Ferrari (vice-presidente), a World NURTURE Foundation, com sede em Nova York, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão o combate à fome em todo o mundo. Sua ação visa a conscientização e arrecadação de fundos para projetos que ofereçam soluções sustentáveis nas áreas de agricultura, nutrição e segurança alimentar.

Em parceria com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas – PMA em Brasília, a Fundação apoia projetos de suporte à alimentação escolar. A Fundação estende suas atividades a diversos países por meio de embaixadores e voluntários.

O PMA é a maior agência humanitária do mundo lutando contra a fome em diferentes países. A cada ano, o PMA alimenta em média mais de 90 milhões de pessoas em mais de 70 países. Saiba mais sobre o Centro de Excelência contra a Fome, clique aqui.

Siga o PMA Centro de Excelência contra a Fome no Twitter @WFP_CEAHBrazil ou visite nosso site: www.wfp.org/centre-of-excellence-hunger ou www.wfp.org

Serviço

Concerto: Orquestra Acadêmica e Coro de Malmö (Suécia) para World NURTURE Foundation
Regência: Daniel Hansson
Data e horário: 14 de junho de 2012, às 20h
Local: Espaço Tom Jobim – Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico 1008, Rio de Janeiro


Comente

comentários