Paraguai realiza reunião regional preparatória para Conferência Mundial de Telecomunicações

A reunião preparatória das Américas para a Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações 2017 da UIT foi realizada em fevereiro em Assunção, no Paraguai.

União Internacional de Telecomunicações (UIT) alterou sua política de divulgação de documentos. Foto: ONU/Devra Berkowitz

Foto: ONU/Devra Berkowitz

A reunião preparatória das Américas para a Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações 2017 da UIT foi realizada entre os dias 22 e 24 de fevereiro em Assunção, no Paraguai.

Na ocasião, os participantes avaliaram a implementação em andamento do Plano de Ação de Dubai adotado na última Conferência e identificaram áreas prioritárias para as estratégias de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação – ou TICs – nas Américas.

Entre as medidas identificadas como necessárias para a região estão a comunicação e redução de riscos de desastres; a implementação da infraestrutura de banda larga, especialmente em áreas rurais e negligenciadas; desenvolvimento da economia digital, das cidades e comunidades inteligentes e da internet das coisas, entre outras.

Durante o evento, o ministro de finanças do Paraguai, Santiago Peña, destacou a importância da tecnologia para conectar todos no país. “As tecnologias de comunicação são elementos-chave do Plano Nacional de 2013 para alcançar um crescimento inclusivo”, afirmou.

“2017 é um ano muito importante para o setor de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT”, acrescentou o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.

“A Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações, que será realizada no final deste ano, forjará um plano global para o desenvolvimento das telecomunicações e das TICs nos próximos quatro anos. Fico satisfeito de ver que foram feitos esforços significativos para envolver os membros na preparação de documentos-chave da Conferência”, continuou.

O diretor do escritório de telecomunicações da UIT, Brahima Sanou, chamou a atenção para o enorme potencial que as TICs têm para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“O setor de desenvolvimento da UIT continuará sendo um ativo e facilitador de inovações para o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Saiba mais sobre a reunião regional clicando aqui.


Comente

comentários