Paquistanês é indicado para liderar painel sobre desenvolvimento global pós-2015

Homi Kharas será responsável pelo relatório do Painel de Alto Nível sobre a agenda de desenvolvimento global pós-2015, data em que se encerra o prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Homi KharasO paquistanês Homi Kharas foi apontado pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon,  para ser o principal autor e Secretário Executivo do Painel de Alto Nível que informará sobre a agenda de desenvolvimento global para além de 2015, a data prevista para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Kharas é atualmente membro sênior e Diretor Adjunto do Programa de Economia Global e Desenvolvimento da Brookings Institution, um grupo de reflexão independente em Washington (EUA). Ele também tem 26 anos de experiência no Banco Mundial.

O especialista será responsável pelo relatório do Painel de Alto Nível, encarregado de fornecer recomendações sobre uma agenda global pós-2015 com responsabilidades compartilhadas para todos os países e que deverá ter em seu núcleo a luta pelo desenvolvimento sustentável e contra a pobreza.

O Painel terá a sua primeira reunião no dia 25 de setembro, no âmbito do debate anual de alto nível da Assembleia Geral da ONU. O relatório deverá ser submetido ao Secretário-Geral até 31 de maio de 2013.