Centro Pan-Americano de Febre Aftosa
O Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) é um centro científico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) localizado em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
O Panaftosa oferece cooperação técnica em saúde pública veterinária a todos os países membros da OPAS. Esta cooperação é orientada fundamentalmente para o fortalecimento da estrutura dos serviços veterinários e de saúde pública em aspectos relacionados com a prevenção, com a detecção e alerta precoces, além da implementação de planos de contingência sobre doenças prioritárias animais que afetam a segurança alimentar, as zoonoses e as doenças transmitidas pelos alimentos.
Além disso, a saúde pública veterinária integra e faz parte dos programas de atenção a emergências e desastres e daqueles que têm relação com o impacto de agentes contaminantes de origem biológica ou química na saúde pública e na saúde animal.
Por outro lado e, no âmbito da segurança alimentar, através de um trabalho coordenado por mais de 60 anos com os países e em acordo com o Governo do Brasil, vem apoiando os esforços dos países da Região das Américas, para a erradicação continental da febre aftosa.
Panaftosa e o Brasil
Em 1951, a OPAS estabeleceu um acordo com o governo brasileiro, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de oferecer cooperação técnica ao Brasil e demais países das Américas, na organização, desenvolvimento e fortalecimento dos programas nacionais e regionais para a erradicação da enfermidade, além de apoiar os países livres de febre aftosa na implantação e manutenção dos programas de prevenção para eliminar o risco de reintrodução da doença.

Sede da Panaftosa, em Duque de Caxias (RJ). Foto: Panaftosa
As ações de cooperação técnica em zoonoses e inocuidade de alimentos foram incluídas ao mandato do Panaftosa em 1997 e 2007, respectivamente, consolidando sua atuação como referência na área de saúde pública veterinária.
Nas duas áreas o Panaftosa coopera com o Brasil e demais países do continente no desenvolvimento e fortalecimento de programas de controle e erradicação de zooonosis de impacto na saúde humana e relacionados à inocuidade de alimentos, visando à prevenção e controle das enfermidades transmitidas por alimentos.
Recentemente, o Panaftosa estabeleceu termos de cooperação com a Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) do Ministério da Saúde para contribuir com o fortalecimento das ações de vigilância em saúde e na capacidade de gestão do SUS para a redução da morbimortalidade por enfermidades zoonóticas, de transmissão vetorial e de origem alimentar e hídrica.
Com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foi estabelecido termo de cooperação também visando o fortalecimento das ações de vigilância sanitária no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) com fins de garantir a inocuidade dos alimentos.
Mais informações sobre o PANAFTOSA no Brasil
Av. Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Av. Pres. Kennedy)
São Bento – CEP: 25045-002 – Duque de Caxias, RJ, Brasil
(21) 3661-9000 | Fax: (21) 3661-9001
panaftosa@paho.org
www.paho.org/panaftosa (disponível em espanhol)
Acesse todas as notícias da PANAFTOSA clicando aqui.
Mais notícias de: OPAS/OMS