Países debatem erradicação da pobreza e igualdade de gêneros na ONU

Representantes estão reunidos até sexta-feira (4) na 10ª Sessão do Grupo de Trabalho sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eles vão discutir ainda no encontro educação, saúde e meio ambiente. Da Rádio ONU em português.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Antonio Patriota. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Antonio Patriota. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Representantes de países e organizações internacionais estão reunidos na 10ª Sessão do Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que está ocorrendo na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Entre os principais temas estão a erradicação da pobreza e a promoção da igualdade de gêneros.

O embaixador brasileiro junto à ONU, Antonio Patriota, disse que o resultado final do encontro deve refletir as conclusões do documento da reunião Rio+20.

Patriota disse que todos devem trabalhar na transformação da natureza dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no alcance global e na aplicação universal das metas e na responsabilidade compartilhada.

O embaixador afirmou que os líderes dos países em desenvolvimento devem trabalhar também para promover padrões de consumo mais sustentáveis.

Consenso

Patriota disse que o documento que está sendo preparado não deve conter assuntos que não estejam ligados ao verdadeiro consenso.

Além disso, ele também cita a inclusão de elementos que dividam o grupo em relação aos objetivos essenciais da agenda de crescimento, inclusão social e sustentabilidade ambiental.

Os debates foram divididos em oito grupos que envolvem ainda educação, emprego decente para todos e saúde.

Os representantes vão discutir as questões de água e saneamento básico, agricultura sustentável, segurança alimentar e nutrição.

O debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que vai até sexta-feira (4), inclui assuntos como conservação e uso dos recursos marinhos, sociedades pacíficas e não-violentas, Estado de Direito e instituições sólidas.