Países da América Latina e Caribe promovem políticas regionais nas áreas de ciência, inovação e TIC

Representantes dos países da América Latina e Caribe concordaram em promover políticas conjuntas na área da ciência, inovação e tecnologias da informação e comunicação (TIC), atendendo aos desafios que a região enfrenta em termos de mudanças estruturais, igualdade social e sustentabilidade ambiental.

A decisão foi tomada durante a primeira Conferência de Ciência, Inovação e Tecnologias da Informação e Comunicação, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), que aconteceu nos dias 9 e 10 de junho, na sede da Comissão, em Santiago (Chile).

Na abertura do evento, a secretária executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, defendeu que essas três áreas devem estar a serviço das pessoas, permitindo à população ter empregos mais produtivos e com direitos que incluem melhores salários e proteção social.

A Declaração de Santiago, assinada no final da reunião, incentiva o diálogo e a cooperação regional no âmbito da Conferência e promove a coordenação com outras agências bilaterais e multilaterais.