Pacto Global prepara ferramenta para ajudar empresas a medir seus impactos nos ODS

Relatório mostrou que apenas 21% dos presidentes de empresas do mundo acreditam que os negócios têm um papel importante para a conquista dos objetivos globais. Foto: ONU

O Pacto Global quer ajudar as empresas a medir seus impactos positivos e negativos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para isso, está preparando uma ferramenta que permite a avaliação de desempenho na adoção dos ODS e dos Dez Princípios do Pacto Global.

A SDG Action Manager tem o lançamento previsto para o início de 2020, mas as empresas da Rede Brasil já podem testar a versão beta.

A ferramenta está sendo construída em parceria com o Sistema B, movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios, e poderá ser usada de forma autônoma pelas empresas.

Os recursos da SDG Action Manager incluem a definição e acompanhamento de metas, a comparação com outras organizações do mesmo setor, guias e recursos relacionados à adoção dos ODS nos negócios.

A iniciativa está sendo pensada a partir de uma necessidade apontada pelas signatárias do Pacto Global. Em pesquisa recente, 77% afirmaram que o Pacto deve guiar a implementação dos ODS na estratégia empresarial.

O teste da versão beta será realizado entre 28 de outubro e 16 de novembro. Em 26 de fevereiro de 2020, a Global Compact Academy promoverá um webinar para explicar o funcionamento da versão final da plataforma.

Após o lançamento, a ferramenta continuará em evolução contínua, e pode receber mais funcionalidades de acordo com as necessidades dos usuários.

Para mais informações sobre a ferramenta acesse aqui.

Para inscrever-se no teste da versão beta, envie um email para ana.paci@undp.org.