Pacto Global anuncia os jovens líderes SDG Pioneers 2019

Os ‘SDG Pioneers’ são jovens profissionais que estão fazendo um trabalho excepcional para fazer avançar os ODS no setor privado. Foto: Pacto Global.

O Pacto Global das Nações Unidas anunciou na segunda-feira (16) os nomes dos dez jovens líderes SDG Pioneers 2019. Eles são jovens profissionais que estão fazendo um trabalho excepcional para fazer avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no setor privado.

O SDG Pioneers é uma premiação do Pacto Global das Nações Unidas para jovens de até 35 anos que são pioneiros no caminho da sustentabilidade corporativa mundial.

Sobre os critérios de seleção

A busca pelos SDG Pioneers de 2019 focou em selecionar profissionais com menos de 35 anos trabalhando em qualquer setor de alguma empresa participante do Pacto Global das Nações Unidas.

Segundo a diretora executiva do Pacto Global, Lise Kingo, “A edição de 2019 do SDG Pioneers está definindo um exemplo claro do tipo de liderança que é necessária para fazer dos Objetivos Globais uma realidade para 2030”.

Ela estima que esses jovens líderes inspirem muitos outros a participarem também do movimento em prol dos ODS, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos. “Esses jovens excepcionais estão demonstrando como as inovações podem criar soluções lucrativas necessárias para endereçar os desafios atuais”, apontou Kingo.

Lideranças jovens e inovadoras

Os jovens líderes selecionados foram escolhidos por um painel de especialistas que representaram os três grandes setores: negócios, academia e sociedade civil.

Os critérios de seleção incluíram: compromissos individuais para fortalecer os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas dentro das estratégias chave da empresa; os esforços para fazer avançar os ODS em seus contextos; assim como o nível de engajamento com o Pacto Global das Nações Unidas e com suas redes locais.

No ano de 2016, a atual presidente do Conselho da Rede Brasil do Pacto Global, Sonia Favaretto, foi reconhecida como uma das dez SDG Pioneers daquele ano.

Leia aqui o seu relato, em forma de crônica, sobre esta experiência.

Confira abaixo a lista com os dez SDG Pioneers 2019.

Murtaza Ahmed | Diretor de Gestão, Artistic Milliners, Paquistão.
Mashook Mujib Chowdhury | Gerente de Sustentabilidade, DBL Group, Bangladesh.
Regan Leahy | Gerente de Assistência da Cidadania, Hogan Lovells, Reino Unido.
Dylan McNeill | Diretor de Subsídios Sustentáveis, Royal Philips, Holanda.
Muchtazar | Oficial de Programa de Sustentabilidade Ambiental, Unilever, Indonésia.
Seo Jia Han Alvin | Gerente de Sustentabilidade Coletiva, Singapore Telecommunications Limited, Cingapura.
Dr. Joyce Sitonik | Chefe de Clinic Business Operations, AAR Health Care, Quenia.
Lindsey Verhaeghe | Gerente de Iniciativas Sustentáveis e Relatórios, Nutrien, Canada.
Meg Parker Young | Diretora de Estratégias de Impacto e Desenvolvimento, Thomson Reuters, USA.
Zaw Ye Naung | Fundador, Shwe Taung Nyo Gyi Co, Myanmar.

Para saber mais informações sobre o prêmio (em inglês): https://www.unglobalcompact.org/sdgs/sdgpioneers.