PAA África e Embrapa buscam bolsistas para projeto de pesquisa

Parceria entre a organização e o programa buscará pontos de cooperação nos países africanos. Manifestações de interesse são solicitadas até 19 de maio. Proficiência em francês é necessária.

Foto: PAA África/divulgação

Foto: PAA África/divulgação

Uma parceria entre o PAA África e a Embrapa possibilitará que os pontos de possível colaboração entre o programa e a organização sejam identificados. Após participar conjuntamente de uma chamada de pesquisa aberta em 2013 pelo CNPq para apoiar Redes de Pesquisas em Segurança Alimentar na África, o projeto submetido de pesquisa e transferência de tecnologia para apoiar os agricultores participantes do PAA África foi aprovado, e as atividades devem começar nos próximos meses.

A proposta do projeto é contribuir com os institutos de pesquisa locais destes países definindo conjuntamente os temas e gargalos em termos tecnológicos nos países onde o PAA África trabalha, para avaliar os principais pontos de uma possível colaboração entre a FAO e a Embrapa nesses países, o que aumentaria e qualificaria o apoio que os agricultores do PAA África recebem.

O projeto aprovado pelo CNPq envolve uma etapa de diagnóstico de sistemas produtivos, levantamento conjunto de problemas tecnológicos, priorização, avaliação de disponibilidade e finalmente de validação nos países selecionados e formação para melhor uso da tecnologia.

Um bolsista já foi selecionado e mais um está em processo de seleção para realizar as atividades do projeto de pesquisa, um com foco nos países anglófonos e outro com foco nos países francófonos do PAA África. As atividades se concentrarão na realização de um diagnóstico participativo de demandas e potencialidades nos países. A bo

sa terá duração de seis meses e o(a) bolsista desempenhará suas atividades nas unidades da Embrapa localizada em Brasília ou Goiânia e acompanhará atividades nos países do programa, incluindo viagens. É preciso que o bolsista tenha nível superior em ciências agrárias, ambientais e afins e que tenha ótimo conhecimento de francês.

Manifestações de interesse devem ser enviadas até o dia 19 de maio de 2014. Todos os detalhes em http://bit.ly/1g4mScR