Nizan Guanaes, Oskar Metsavaht e Vik Muniz nomeados Embaixadores da Boa Vontade da UNESCO

Três personalidades brasileiras – o empresário Nizan Guanaes, o designer Oskar Metsavaht, e o artista Vik Muniz – serão nomeados Embaixadores da Boa Vontade da UNESCO pela Diretora-geral Irina Bokova, em uma cerimônia a se realizar na sede da Organização no dia 27 de maio, às 13h, no 7o. Andar (7 Place de Fontenoy 75007 Paris, França).

UNESCOParis, 23 de maio 2011 – Três personalidades brasileiras – o empresário Nizan Guanaes, o designer Oskar Metsavaht, e o artista Vik Muniz – serão nomeados Embaixadores da Boa Vontade da UNESCO pela Diretora-geral Irina Bokova, em uma cerimônia a se realizar na sede da Organização no dia 27 de maio, às 13h, no 7o. Andar (7 Place de Fontenoy 75007 Paris, França).

Nizan Guanaes, de 52 anos, preside o Grupo ABC de Comunicação, uma holding que engloba 18 empresas que atuam nas áreas de publicidade, marketing, conteúdos e entretenimento. Em junho de 2010, o jornal Financial Times o incluiu na lista das cinco brasileiros mais influentes do mundo. Nizan Guanaes preside também a Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO, que fundou em 2004 com Oskar Metsavaht. Ele será nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO em reconhecimento por seu permanente apoio às ações da Organização nas áreas de educação, inclusão social e formação para os grupos mais vulneráveis.

Oskar Metsavaht, nascido em 1961, é médico ortopedista de formação. Ele fundou a marca Osklen que promove, por meio de suas roupas, a filosofia da vida em harmonia com o meio ambiente. Ele também fundou o Instituto-E, uma organização sem fins lucrativos, sediada no Rio de Janeiro, que milita em prol do desenvolvimento sustentável por meio dos e-brigaders, grupos de jovens que trabalham pelo desenvolvimento sustentável, pela proteção do meio ambiente e pela inclusão social. Esses grupos participaram de várias atividades da UNESCO no Brasil.

Oskar Metsavaht é vice-presidente da Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO. Ele será nomeado Embaixador da Boa Vontade em reconhecimento a seu apoio permanente às ações da UNESCO nas áreas de cultura de paz, inclusão social e desenvolvimento sustentável.

Vik Muniz, nascido em São Paulo, vive e trabalha em Nova Iorque desde o final dos anos 80. O artista usa a fotografia para imortalizar as imagens que cria a partir de materiais diversos: açúcar, chocolate, diamantes, poeira, objetos reciclados etc. Ele expôs nas maiores galerias e museus do mundo. Seu filme Waste Land (2010) – premiado no Festival de Cinema de Direitos Humanos da Anistia Internacional e também no Festival Sundance em 2010 – é baseado em um dos projetos de Muniz. Ao ser nomeado Embaixador da Boa Vontade, a UNESCO reconhece a sua contribuição para a educação e o desenvolvimento social por meio de sua carreira artística e seu engajamento a serviço dos ideais e objetivos da Organização.

Após as nomeações, as três personalidades que já colaboram com a UNESCO vão contribuir ainda mais com as atividades da Organização destinadas aos grupos mais vulneráveis, no Brasil e no mundo.

Os Embaixadores da Boa Vontade da UNESCO são personalidades que colocam seu talento e sua reputação a serviço dos valores da Organização. Nizan Guanaes, Oskar Metsavaht e Vik Muniz se unem ao grupo no qual estão o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, a dançarina cubana Alicia Alonso e a Princesa de Hanover.

Mais informações, acesse o site dos Embaixadores da Boa Vontade da UNESCO clicando aqui.