OPAS recebe candidaturas de países para a direção de seu escritório executivo

Sede da OPAS em Washington, nos Estados Unidos. Foto: WikiCommons/Ruhrfisch

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) convida seus Estados-membros a indicarem candidatos para a chefia do Escritório Sanitário Pan-Americano, órgão executivo da agência regional da ONU. Candidaturas podem ser enviadas até 1º de maio. O diretor do escritório será eleito pelos próprios países integrantes da OPAS, durante a 29ª Conferência Sanitária Pan-americana, marcada para acontecer em Washington dos dias 25 a 29 de setembro.

Conforme previsto pela Constituição da OPAS, o dirigente máximo do escritório ocupará o cargo por um período de cinco anos e não poderá se reeleger mais de uma vez. A pessoa eleita em 2017 assumirá suas fundações em 1º de fevereiro de 2018 e concluíra o mandato em 31 de janeiro de 2023.

A indicação de candidaturas é aberta também a Estados participantes ou Membros associados da OPAS. Independentemente de seu status dentro da agência regional, qualquer país que decidir participar do pleito poderá inscrever apenas um candidato. Somente cidadãos nascidos em nações das Américas podem ser indicados.

Todos os documentos referentes às indicações serão traduzidos para os quatro idiomas oficiais da OPAS — inglês, espanhol, francês e português — e disponibilizados para apreciação dos países-membros da agência. A previsão do organismo regional é de que os materiais sejam divulgados, no máximo, até 1º de junho de 2017.

Acesse a chama para o processo eleitoral clicando aqui.