OPAS lança plataforma com dados sobre uso de tecnologia em sistemas de saúde das Américas

Portal reúne estatísticas sobre registro médico eletrônico, atendimento de pacientes e capacitação de profissionais à distância e utilização de dispositivos móveis na prestação de cuidados. Perfis de 47 países e territórios também contêm dados sobre normativas nacionais e marcos legais.

Imagem: OPAS

Imagem: OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou em maio um diretório online com estatísticas sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos sistemas de saúde de 47 países e territórios.

Portal reúne estatísticas sobre registro médico eletrônico, atendimento de pacientes e capacitação de profissionais à distância e utilização de dispositivos móveis na prestação de cuidados. Perfis de cada país também contêm dados sobre normativas nacionais e marcos legais.

A agência da ONU define esse conjunto de atividades e estratégias sobre TICS e atendimento como “e-Saúde” ou “saúde digital”. “Os perfis são um espaço único para conhecer o que está acontecendo na e-Saúde em nossa região”, defendeu o coordenador do Programa de Saúde Digital da OPAS, David Novillo-Ortiz.

Para o especialista, dados apoiarão “a tomada de decisões e políticas públicas que podem mudar a vida de milhares de pessoas”.

A plataforma também disponibiliza documentos da OPAS sobre o tema, como a Estratégia e Plano de Ação sobre Saúde Eletrônica. Publicação orienta Estados-membros sobre aplicação das TICs nas redes de atendimento, a fim de melhorar o uso do tempo e dos recursos, bem como para embasar escolhas complexas sobre o tratamento de pacientes. Acesse o portal da OPAS em: www.paho.org/ict4health/perfil-pais.