OPAS disponibiliza materiais educativos sobre HPV e câncer de colo do útero

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) disponibiliza via internet uma série de materiais educativos sobre o papilomavírus humano e sobre a prevenção e controle do câncer do colo do útero. Materiais estão em português e abordam temas como a vacinação contra o HPV, tratamento de lesões pré-cancerosas e métodos de monitoramento das doenças.

Para prevenir HPV e evitar riscos associados à doença, OPAS recomenda vacinação de meninas entre 9 e 13 anos, antes do começo da vida sexual. Foto: Prefeitura de João Pessoa / Alessandro Potter

Para prevenir HPV e evitar riscos associados à doença, OPAS recomenda vacinação de meninas entre 9 e 13 anos, antes do começo da vida sexual. Foto: Prefeitura de João Pessoa / Alessandro Potter

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) disponibiliza via internet uma série de materiais educativos sobre o papilomavírus humano (HPV) e sobre a prevenção e controle do câncer do colo do útero. As publicações traduzidas para o português são destinadas aos profissionais de saúde e também ao público em geral que vive na região das Américas.

Os folhetos informativos, divididos em cinco arquivos, podem ser acessados aqui. Os materiais trazem informações práticas e atualizadas sobre o HPV, métodos de rastreamento, diagnóstico e tratamento de lesões pré-cancerosas e do câncer invasivo.

A primeira publicação, “O papilomavírus humano“, apresenta conteúdos sobre os tipos existentes do vírus e as lesões provocadas pelo HPV, além de descrever métodos de prevenção e tratamento das pessoas infectadas. O segundo folheto fala sobre a vacina contra o vírus.

A OPAS/OMS recomenda aos países das Américas que meninas com idade entre 9 e 13 anos sejam imunizadas — ou seja, a vacinação deve alcançar o público feminino antes do começo da vida sexual. A vacina contra o HPV é considerada segura e eficaz para prevenir o câncer do colo do útero.

As outras publicações abordam a relação entre esse tipo de câncer e o HPV; prevenção e exames para a detecção precoce de tumores; e opções de tratamento para o câncer.


Mais notícias de:

Comente

comentários