ONU segue como fórum vital para tratar das questões mais prementes da atualidade, avalia Al-Nasser

As Nações Unidas continuam um fórum essencial para tratar de mudanças econômicas, políticas e tecnológicas universais, de acordo com o Presidente da Assembleia Geral da ONU, Nassir Abdulaziz Al-Nasser. Para ele, a ONU  precisa implementar reformas urgentes para lidar de maneira eficiente com os novos desafios.

Na Universidade de Oxford, no Reino Unido, Al-Nasser defendeu a reforma urgente do Conselho de Segurança (CS). “A legitimidade da missão das Nações Unidas será prejudicada na ausência de um eficiente, inclusivo e representativo Conselho de Segurança”, afirmou na quinta-feira (1/3). “No entanto, para alcançar progresso real, a reforma deve ser totalmente conduzida e definida pelos Estados-Membros.”

Al-Nasser destacou o papel da ONU na resolução das questões econômicas, colocando iniciativas que apoiem o desenvolvimento sustentável, que é a única maneira de trazer justiça econômica para as sociedades onde há um fosso crescente entre ricos e pobres.

“Acredito firmemente que o desenvolvimento sustentável só vai nos levar aonde precisamos ir. Enfatizando a interdependência de fatores econômicos, sociais e ambientais, a abordagem do desenvolvimento sustentável oferece soluções abrangentes e duradouras”, acrescentou.

O Presidente da Assembleia Geral observou ainda que, em um momento de mudanças dinâmicas na tecnologia, a prioridade da ONU é garantir que todos tenham acesso a novas ferramentas de comunicação e que elas não coloquem os direitos dos indivíduos em perigo. Segundo Al-Nasser, as Nações Unidas buscam “prevenir a divisão no mundo entre os que têm e os que não têm acesso digital”.