ONU saúda avanço nas conversas entre Sudão e Sudão do Sul

As tensões entre os dois países começaram com desacordos de fronteira e aumentou com a disputa sobre tarifas para o uso de um oleoduto e um porto.

Através de um comunicado de seu porta-voz, o Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon elogiou os governos do Sudão e Sudão do Sul pelo progresso na resolução de questões como a demarcação de fronteiras e outros temas pós-independência do sul. “Essa é uma etapa importante e uma manifestação encorajadora do espírito de cooperação de ambos os Estados”.

Ban fez referência também ao agendamento de uma reunião entre os Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, e do Sudão do Sul, Salva Kiir, para assinar os acordos. Ele encorajou que eles resolvam outras questões pendentes, comprometendo-se a garantir um futuro pacífico e próspero para ambos os países. Ban também parabenizou o Painel de Alto Nível da União Africana, sob a liderança do ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki, por seu incansável esforço para concluir as negociações entre os dois estados.

Essa semana a mídia divulgou que os dois países assinaram um acordo que fornece movimentação livre e residência para os seus cidadãos no território um do outro. As tensões entre os dois países começaram com desacordos de fronteira, e aumentou com a disputa sobre tarifas cobradas pelo Sudão sobre o Sudão do Sul para o uso de um oleoduto e um porto usado na exportação de óleo.