ONU ressalta o papel do turismo na promoção do desenvolvimento sustentável

“O Dia Mundial do Turismo deste ano representa uma oportunidade para mostrar o avanço da sustentabilidade econômica, social e ambiental do turismo”, explicou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

Crianças da comunidade Ju/'Hoansi San, na Namíbia, compartilhando suas tradições com turistas. Foto: OMT

Crianças da comunidade Ju/’Hoansi San, na Namíbia, compartilhando suas tradições com turistas. Foto: OMT

Para marcar a celebração anual do Dia Mundial do Turismo, comemorado no sábado (27), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enfatizou os benefícios do turismo para as comunidades locais, acrescentando que “a indústria ajuda as pessoas a desenvolverem uma variedade de habilidades, criando comunidades mais fortes e resistentes”.

“No aproveitamento dos benefícios do turismo global, a comunidade internacional tomará medidas críticas para atingir as metas de desenvolvimento sustentável da ONU e da agenda de desenvolvimento pós-2015”, disse Ban.

O chefe da ONU lembrou como esse setor exerce um impacto transversal na agricultura, construção ou artesanato e por isso gera milhões de empregos e oportunidades de negócios. “A sua capacidade de tirar as pessoas da pobreza, promover a igualdade de gênero e ajudar a proteger o meio ambiente fez do turismo uma ferramenta vital para alcançar uma mudança positiva nas comunidades em todo o mundo” ponderou o secretário-geral.

Celebrado anualmente em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo serve para sensibilizar a comunidade internacional em relação à importância do turismo e às contribuições que pode fazer nos setores econômicos, políticos e sociais.

O tema deste ano é Turismo e Desenvolvimento Comunitário. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o objetivo é focar na capacidade do turismo para empoderar as pessoas e dar-lhes habilidades para alcançar uma mudança em suas comunidades locais.

O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, destacou o importante papel desempenhado pelo turismo nas comunidades em desenvolvimento, especialmente quando envolve as populações locais em valores sociais como a participação, educação e reforço da governação local.

“O Dia Mundial do Turismo deste ano representa uma oportunidade para mostrar o avanço da sustentabilidade econômica, social e ambiental do turismo”, explicou Rifai. “O empoderamento dos indivíduos e comunidades mundiais através do turismo pode ser um passo fundamental para alcançar esses objetivos”, concluiu.