ONU recebe inscrições para Cúpula da Juventude para o Clima em Nova Iorque

As Nações Unidas recebem até 19 de julho inscrições de jovens do mundo todo interessados em participar da Cúpula da Juventude para o Clima, que ocorrerá na sede da ONU, em Nova Iorque, no dia 21 de setembro.

Para reconhecer o papel vital dos jovens na ação climática, a ONU anunciou que oferecerá mais de 100 “tíquetes verdes” — oportunidades de financiamento para jovens, particularmente de países menos desenvolvidos, participarem da cúpula. O tíquete incluirá custos de passagem para Nova Iorque, neutros em carbono. Saiba como se inscrever.

No último mês de março, milhares de jovens foram às ruas em 123 países para pedir medidas urgentes contra as mudanças climáticas. O Brasil não ficou de fora da paralisação, conhecida pelo nome “Fridays for Future” (Sextas pelo futuro).

No último mês de março, milhares de jovens foram às ruas em 123 países para pedir medidas urgentes contra as mudanças climáticas. O Brasil não ficou de fora da paralisação, conhecida pelo nome “Fridays for Future” (Sextas pelo futuro).

As Nações Unidas recebem até 19 de julho inscrições de jovens do mundo todo interessados em participar da Cúpula da Juventude para o Clima, que ocorrerá na sede da ONU, em Nova Iorque, no dia 21 de setembro.

Para reconhecer o papel vital dos jovens na ação climática, a ONU anunciou que oferecerá mais de 100 “tíquetes verdes” — oportunidades de financiamento para jovens, particularmente de países menos desenvolvidos, participarem da cúpula. O tíquete incluirá custos de passagem para Nova Iorque, neutros em carbono.

A Cúpula da Juventude para o Clima reunirá jovens inovadores, empreendedores e ativistas para apresentar soluções, trocar ideias e ampliar redes, assim como assumir seu papel no cenário global com tomadores de decisão em governos, empresas e sociedade civil, em linha com a Estratégia da ONU para a Juventude, lançada pelo secretário-geral no ano passado.

Jovens do mundo todo também poderão participar das atividades da cúpula a partir de suas próprias comunidades, por meio de uma variedade de oportunidades de engajamento virtuais e digitais.

Jovens entre 18 e 29 anos podem se inscrever por meio do site www.un.org/en/climatechange/youth-summit.shtml, que também inclui informações sobre a participação de jovens menores de 18 anos, reconhecendo o importante papel da juventude em países do mundo todo.

“É inspirador ver a liderança dos jovens em impulsionar as ações e soluções climáticas”, disse a vice-secretária-geral da ONU Amina J. Mohammad, anunciando a abertura das inscrições.

“A Cúpula da Juventude para o Clima é sobre reconhecer e empoderar nossa juventude, e peço que jovens de todos os países que tenham paixão por encontrar soluções climáticas se inscrevam. Será uma experiência incrível, e precisamos de todo o talento de nossa juventude para causar o impacto de que precisamos”.

A vice-secretária-geral da ONU também convidou membros do setor privado e outros interessados a apoiar a iniciativa e entrar em contato pelo e-mail youthenvoy@un.org.

Os interessados aceitos, incluindo aqueles que receberão os tíquetes verdes, serão selecionados com base em mérito — incluindo demonstrado compromisso com a ação climática e a resolução de problemas — assim como com base em necessidade. A alocação dos tíquetes verdes garantirá que jovens de todas as regiões do mundo tenham uma chance igualitária e realista de participar da cúpula.

As inscrições serão analisadas por um painel liderado pela enviada especial da ONU para a juventude. O painel incluirá especialistas da ONU e da sociedade civil com experiência relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), refletindo a interdependência da ação climática com o desenvolvimento sustentável.

A Cúpula da Juventude para o Clima precede a Cúpula do Secretário-Geral da ONU para a Ação Climática, que ocorrerá na sede da ONU em 23 de dezembro, e ocorre apenas um dia depois da Sexta-Feira pelo Futuro do Clima, em 20 de setembro, na qual uma mobilização global sem precedentes deve ocorrer para alertar sobre a emergência climática.

O secretário-geral da ONU chamou todos os líderes a participar da cúpula do clima com ações ambiciosas, baseadas em planos concretos.

O anúncio dos tíquetes verdes foi feito em Abu Dhabi nesta segunda-feira (1), onde mais de 1,7 mil pessoas de 160 países, incluindo jovens delegados, reuniram-se para uma reunirão preparatória para a Cúpula de Ação Climática. Durante a cerimônia de abertura, o secretário-geral da ONU participou de um diálogo transmitido pela Internet com jovens delegados.

“Ter uma oportunidade de participar me mostrou que há outros jovens do mundo todo que compartilham a mesma paixão pela justiça climática e pela ação para o clima, e precisamos agir urgentemente”, disse Amelia Radinivugalei, jovem delegada de Fiji que participou da reunião em Abu Dhabi.

“Os jovens estão nos mostrando o caminho para ação climática”, disse o enviado especial do secretário-geral da ONU para a cúpula do clima, Luis Alfonso de Alba. “Esta semana em Abu Dhabi focamos não apenas na transição energética, como no papel dos jovens na ação climática. Podemos dizer que as energias renováveis estão impulsionando ambos”.

Para mais informações sobre como se inscrever, visite www.un.org/en/climatechange/youth-summit.shtml.


Comente

comentários