ONU realizará fórum para debater padrões de TIC no aumento da eficiência ambiental das indústrias

Especialistas e políticos de todo o mundo se encontrarão em Paris, de 17 a 21 de setembro, para debater temas como os desafios para o lixo eletrônico e as reações do setor de TIC aos resultados da Rio+20.

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a TechAmerica Europa realizarão a segunda “Semana de Padrões Verdes” em Paris, de 17 a 21 de setembro. O objetivo é estimular a criação de padrões internacionais que expandam a capacidade de as tecnologias de informação e comunicação (TIC) impulsionarem a eficiência ambiental em todos os setores da indústria. O evento tem o apoio da Universidade das Nações Unidas (UNU), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e outras instituições parceiras.

Políticos, reguladores, entidades do setor privado, institutos de pesquisa e organizações de normas de desenvolvimento vão discutir os desafios para o lixo eletrônico, sustentabilidade ambiental para o setor de TIC e as reações da indústria de TIC aos resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

“A sustentabilidade ambiental tornou-se justamente uma das maiores prioridades dos políticos em todo o mundo. Agora nós reconhecemos que, em longo prazo, o crescimento econômico à custa do ambiente gera custos maiores que benefícios. Precisamos de ações decisivas que possam cumprir o compromisso mundial de um futuro mais verde – e os padrões que estão sendo criados pelo Setor de Padronização da UIT representam tais ações “, afirmou o Secretário-Geral da UIT, Hamadoun Touré.