ONU realiza treinamento de segurança em Belém

Departamento de Salvaguarda e Segurança da ONU (UNDSS) no Brasil ofereceu treinamento a cerca de 65 funcionários do UNICEF de Belém, Manaus e São Luís, assim como a representantes de ONGs parceiras e outras entidades do Estado do Pará.

Foto: Jeferson Medeiros

Foto: Jeferson Medeiros

O Departamento de Salvaguarda e Segurança da ONU (UNDSS) no Brasil ofereceu, entre os dias 4 e 6 de agosto, um treinamento a cerca de 65 funcionários do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de Belém, Manaus e São Luís, assim como a representantes de organizações não governamentais (ONGs) parceiras e outras entidades do Estado do Pará.

O Curso de Salvaguarda e Segurança para Abordagem em Trabalhos de Campo (SSAFE – Safe and Secure Approaches to Field Environments) teve um dia de treinamento sobre Gestão de Riscos de Segurança (SRM) e Avaliação de Riscos de Segurança (SRA), além de aprendizados teóricos sobre como reagir a incidentes de segurança, incluindo a gestão de reféns e sequestros.

Foi realizada também uma instrução de primeiros socorros e um dia completo de instrução prática, em parceria com a Polícia Militar do Pará, no Centro de Instrução Coronel Morais, localizado a 100km de Belém, refletindo as especificidades de segurança da cidade de Belém.

O programa SSAFE tem um duplo objetivo. Além de assegurar a qualidade e eficácia do currículo de treinamento de segurança padrão, capaz de responder aos perigos em constante mudança e ameaças que afetam as atividades das Nações Unidas, também busca permitir às diferentes agências especializadas, fundos e programas da ONU capacitar os seus recursos humanos necessários, para formar seu próprio pessoal no currículo SSAFE.

Neste SSAFE de Belém, o UNDSS Brasil contou também com a participação de agentes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; de representantes de órgãos como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil; além de participantes de outras secretarias estaduais.

O treinamento contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará; da Secretaria de Integração de Políticas Sociais do Pará; da Fundação Pro Paz; e da Polícia Militar do Pará.