ONU realiza hackathon no Rio para promover combate às desigualdades

Teve início nesta sexta-feira (10) um hackathon promovido por organismos da ONU no Rio de Janeiro e em outras oito cidades — Nova Iorque, Bali, Genebra, Lagos, Lisboa, Londres, Chandigarh e Manama. Mais de mil empreendedores participaram da iniciativa para encontrar soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

No Rio, mobilização é promovida pelas organizações abeLLha e A Coorte, com apoio do Centro RIO+, ONU Mulheres e do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV).

Imagem: UNV/Centro Rio+

Imagem: UNV/Centro RIO+

Teve início nesta sexta-feira (10) um hackathon promovido por organismos da ONU no Rio de Janeiro e em outras oito cidades — Nova Iorque, Bali, Genebra, Lagos, Lisboa, Londres, Chandigarh e Manama. Até domingo (12), a maratona digital mobilizará mais de mil empreendedores, programadores e designers a buscar soluções para três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Na capital fluminense, o Influx Hackathon da ONU será realizado pela abeLLha, organização dedicada ao desenvolvimento de negócios sociais e economias colaborativas, e A Coorte, produtora de eventos. O evento conta com o apoio o Centro RIO+, ONU Mulheres e do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV).

Participantes do Rio deverão encontrar meios para avançar o cumprimento do ODS nº 12 — “Redução das desigualdades” —, assim como os desenvolvedores que estiverem presentes no hackathon de Londres. Manama, no Barein, Chandigarh, na Índia, Lagos, na Nigéria, e Lisboa, em Portugal, ficarão responsáveis no 9º Objetivo — “Indústria, inovação e infraestrutura“. Em Bali, Genebra e Nova Iorque, as atividades serão voltadas para o 12º ODS — “Consumo e produção responsáveis“.

“Estamos bastante empolgados com a ideia de trabalhar com as Nações Unidas em prol de um objetivo tão urgente como a redução das desigualdades, aqui no Rio. Ver como os outros lugares, com suas diferentes perspectivas e culturas, irão desenvolver os temas deles também será bastante inspirador”, conta um dos sócios da abeLLha, Camilo Cavalcanti.

“O maior desafio foi desenhar um projeto, que conectasse agentes de transformação da desigualdade com pessoas referência em economia colaborativa e criativa, em torno de um propósito maior, que é construir uma solução sustentável para um dos 17 objetivos da ONU”, explica Carol Zurcher, uma das fundadoras d’A Coorte.

Saiba mais sobre o hackathon clicando aqui (em inglês).

Serviço
Hackathon Global UN Influx
Dias 10 a 12 de março de 2017
Horários: 8 às 22 hr
Local: Av. Prof. Pereira Reis, 54 – Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ, 20220-800
Contato para imprensa: luna.acoorte@gmail.com
Realização: A Coorte