ONU realiza evento em São Paulo sobre empreendedorismo feminino e convida para coletiva de imprensa nesta terça-feira (1)

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o International Trade Centre (ITC), centro vinculado à ONU, realizam nos dias 1, 2 e 3 de setembro, em São Paulo, uma grande ação internacional com foco no empreendedorismo feminino. Durante três dias serão organizados encontros com a presença de representantes de governos estrangeiros e de grandes empresas mundiais.

Um dos resultados do Women Vendors Exhibition and Forum 2015 (WVEF) será um documento em forma de chamada à ação que servirá como atrativo para mais governos estabelecerem políticas em favor das mulheres empreendedoras, sendo apresentado à Assembleia Geral da ONU e outros eventos ao longo do próximo ano. Esta é a primeira vez que a ação é feita no Brasil, já tendo ocorrido anteriormente no México, na China e em Ruanda.

Os organizadores convidam a imprensa para uma coletiva que contará com a presença da ministra da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto; e a diretora executiva do ITC, Arancha González. A coletiva será às 12h30 da terça-feira, dia 1º de setembro, no Hotel Intercontinental em São Paulo.

Na pauta da coletiva, ações e políticas públicas para transformar globalmente cenários econômicos relacionados a gênero – no Brasil apenas 6% das mulheres ocupam cargos executivos em empresas. Para utilizar a expertise da Apex-Brasil em prol de um mercado de trabalho mais igualitário, David Barioni anuncia o lançamento do Projeto Mulheres na Exportação, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora.

O programa consiste em apoiar os eventos da Rede em várias capitais brasileiras e divulgar os serviços da Apex-Brasil de qualificação e promoção de exportações e investimentos, com a meta de apoiar mil empreendedoras nos primeiros dois anos. O compromisso está ligado a um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, agenda estabelecida pela ONU no ano 2000 em que uma das prioridades é promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

O primeiro dia do evento será realizado no Hotel Intercontinental, em São Paulo. Nos dias 2 e 3, a ação passa para o Hotel Maksoud Plaza, onde 500 empresárias participam de sessões de capacitação e rodadas de negócios com grandes companhias mundiais como Illy Coffee, Nespresso, IBM e Google. O objetivo é facilitar a entrada de pequenas e médias empresas de países em desenvolvimento, lideradas por mulheres, na cadeia de fornecimento de grandes companhias mundiais.

Na terça-feira (1), no Hotel Intercontinental, ocorre a abertura do WVEF com a presença de Eleonora Menicucci, David Barioni Neto e Arancha González. O “Trailblazers Summit: Transformations in Sourcing for Women” terá também a presença de grandes nomes da cena internacional de políticas públicas voltadas para o público feminino e empreendedores em geral.

Participam desta mesa-redonda o secretário adjunto do Ministério de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Índia, Rajesh Agarwal; a conselheira de comércio do Ministério de Comércio, Indústria e Cooperativas de Uganda, Susan Muhwezi; o chefe de diversidade de fornecedores da IBM, Michael Robinson; a vice-presidente da IllyCaffè, Anna Illy Belci, entre vários outros empresários e integrantes de organismos internacionais.

Paralelamente a este evento, no Hotel Maksoud Plaza, ocorre o a ação da Rede Mulheres Empreendedoras, também apoiada pela Apex-Brasil. A Agência assinou um acordo de cooperação com a Rede Mulher Empreendedora, liderada por Ana Fontes, a maior rede de apoio ao empresariado feminino da América Latina, que conta com 35 mil membros cadastrados. A agenda conta com painéis de discussão e apresentação de casos de sucesso de empreendedoras brasileiras atendidas pela rede.

Nos dias 2 e 3, no Maksoud Plaza, serão organizadas rodadas de negócios para que pequenas e médias empresas lideradas por mulheres se encontrem com representantes de grandes companhias mundiais. O objetivo é que estas empresas entrem na cadeia de fornecimento destas grandes empresas. Mais de 500 participantes estão inscritos para esses dois dias, que também incluem workshops com TPOs durante a tarde, além de mesas-redondas de capacitação sobre formas de ajudar as mulheres empreendedoras a exportar. Quatro setores serão contemplados: café, alimentos gourmet, serviços e tecnologia da informação.

No encerramento do dia 3, será anunciado o vencedor do Tech Challenge WVEF, concurso promovido pelo ITC para selecionar um programador e designer gráfico que crie uma plataforma digital centralizadora para auxiliar empresas lideradas por mulheres em todo o mundo.

Informações à imprensa

Apex-Brasil – Renata Moreira, Communications Manager
renata.moreira@apexbrasil.com.br, T: +55 (61) 3426 0793

ITC – Jarle Hetland, Media Officer
hetland@intracen.org, T: +41 22 733 4439, Mobile: +41 79 582 9180

Serviço

TRAILBLAZERS SUMMIT
Dia 1 de setembro, das 8h às 19h
Hotel Intercontinental, São Paulo

WOMEN VENDORS EXHIBITION AND FORUM
Dia 2 de setembro, das 8h30 às 19h
Dia 3 de setembro, das 8h30 às 17h30 (cerimônia de encerramento + vencedor do Tech Challenge)
Hotel Maksoud Plaza, São Paulo

FÓRUM REDE MULHERES EMPREENDEDORAS
Dia 1 de setembro, das 8h30 às 17h30
Hotel Maksoud Plaza, São Paulo

COLETIVA DE IMPRENSA – WOMEN VENDORS EXHIBITION AND FORUM 2015
Dia 01 de setembro de 2015, às 12h30
Hotel Intercontinental – São Paulo