ONU: Proteção da biodiversidade é fundamental para crescimento econômico e erradicação da pobreza

A temática da biodiversidade será crucial para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável, que devem focar no cuidado dos oceanos e dos ecossistemas terrestres.

Onça Pintada. Foto: Flickr/Wilson Severino (Creative Commons)

Onça Pintada. Foto: Flickr/Wilson Severino (Creative Commons)

A proteção da biodiversidade está diretamente relacionada à erradicação da pobreza e ao estímulo ao crescimento econômico, afirmaram funcionários da ONU em reunião na Coreia do Sul na quarta-feira (15), ressaltando que a comunidade internacional deve criar abordagem integrada a favor do desenvolvimento.

A administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, afirmou durante a reunião que a proteção da biodiversidade será crucial para a conquista das metas de desenvolvimento sustentável que estão sendo estabelecidas pela Assembleia Geral da ONU.

Dentre as propostas já feitas para a delimitação de tais objetivos estão dois principais focos para a biodiversidade: os oceanos e os ecossistemas terrestres. A temática deve ser incluída no planejamento de outras metas, como a segurança alimentar e a erradicação da pobreza.

“Enfrentar a pobreza e criar oportunidades econômicas andam de mãos dadas com a proteção da biodiversidade”, disse Helen. “Os líderes terão que perceber as ligações entre os desafios complexos que enfrentamos e as soluções.”

Além disso, o diretor executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), o brasileiro Braulio Ferreira de Souza Dias, enfatizou a importância de trazer a biodiversidade para o discurso público. “Nós temos que promover a compreensão de que a biodiversidade firma o desenvolvimento sustentável a favor do bem-estar econômico e social”, disse.