ONU premia inovação em serviços públicos no mundo

Prêmios foram dados a 23 instituições no Dia do Serviço Público, comemorado hoje (23). Entre os ganhadores está inciativa brasileira de desenvolvimento sustentável na Área de Proteção Ambiental (APA) de Pratigi, Bahia.

Prêmios foram dados a 23 instituições no Dia do Serviço Público, comemorado hoje (23). Entre os ganhadores está inciativa brasileira de desenvolvimento sustentável na Área de Proteção Ambiental (APA) de Pratigi, Bahia.

No Dia do Serviço Público, comemorado em 23 de junho, as Nações Unidas premiarão 23 instituições ao redor do mundo, em reconhecimento pela excelência na prestação de serviços, bem como por conquistas criativas em desenvolver uma administração pública mais efetiva e responsável. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que “ao longo dos anos do Prêmio do Serviço Público da ONU, podemos ver que a inovação está progredindo em todo o mundo”.

Entre os ganhadores está uma inciativa brasileira de desenvolvimento sustentável na Área de Proteção Ambiental (APA) de Pratigi, região a 250 km ao sul de Salvador. A Associação Guardiã da APA de Pratigi (AGIR) – localizada no município de Ibirapitanga, na Bahia – mantem o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia – PDIS, instituído pela Fundação Odebrecht.

O Programa foi reconhecido pela adoção de um modelo de desenvolvimento baseado na governança participativa. A iniciativa tem como orientação a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e foi projetada para criar novos mecanismos decisórios participativos com foco na integração humana, social e econômica, para as populações locais marginalizadas. A AGIR tem o status de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Os prêmios serão entregues após um Fórum de três dias sobre o papel do Serviço Público para alcançar os ODMs. A reunião será seguida de uma mesa redonda ministerial, em que os participantes compartilharão experiências sobre como promover a inovação do governo e como as tecnologias estão sendo aplicadas em todo o mundo para ajudar a atingir os ODMs.

No total são 23 ganhadores, oriundos de 15 países: Albânia, Austrália, Barein, Brasil, Canadá, Alemanha, Japão, Índia, Itália, República da Coreia, Líbano, Omã, Arábia Saudita, Tanzânia e Tunísia. Eles se destacaram por sua criatividade e inovação na prestação, transparência, responsabilidade e capacidade de resposta do serviço público e por avançar na participação cidadã das decisões. Também estão sendo homenageados pela gestão de conhecimento no governo.

Prêmio especial para Governo Eletrônico

Adicionalmente ao prêmio do Serviço Público, a ONU outorgará o Prêmio Especial de Governo Eletrônico aos governos da Coreia do Sul, Estados Unidos e Canadá. Estes três países têm assegurado a continuidade da robusta estrutura de telecomunicações, excelente capacidade de capital humano, além de serviços e conteúdos eletrônicos.

O Programa de Premiações do Serviço Público, estabelecido em 2003, visa premiar a excelência e promover o profissionalismo no setor público em todo o mundo. Organizações públicas e agências de nível nacional ou regional, assim como parcerias público-privadas, podem entrar na competição. Há quatro categorias: melhoria da transparência, responsabilidade e capacidade de resposta; melhoria da prestação de serviços; fomento da participação cidadã através de mecanismos inovadores; e promoção da gestão de conhecimento no governo.

Para mais informações, em inglês, sobre a cerimônia e o Fórum que marcaram o Dia do Serviço Público, acesse www.unpan.org/2010unpsa

Para mais informações sobre a Associação Guardiã da APA de Pratigi (AGIR), acesse www.pratigi.org

Informações à imprensa:

Fausto Azevedo, Coordenador da Associação Guardiã da APA de Pratigi (AGIR)
Email: azevedo.fausto@gmail.com | Tel.: (73) 9944-5039

José Carlos Santos, presidente da AGIR
Email: josecarlos@pratigi.org
Tel.: (73) 9929-6142.

Maurício Medeiros, Fundação Odebrecht
Email: medeiros@odebrecht.com
Tel.: (71) 8155-7045

Contato com a ONU no Brasil:

Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
Gustavo Barreto | Assessoria de Comunicação
website: www.unicrio.org.br  |  email: gustavo.barreto@unic.org
Tel.: (21) 2253-2211, (21) 8185-0582

Contato com a mídia em Nova York (em inglês):
Franck Kuwonu, Departamento de Informação Pública da ONU
Email: kuwonu@un.org
Tel.: +1 212-963-8264