ONU premia fotografias que ilustram a luta contra a pobreza

Pescadores vietnamitas levando a pesca do dia, um jovem da Índia no caminho à escola e dois estudantes paquistaneses trabalhando em uma aula de engenharia são as imagens ganhadoras do concurso de fotografia apoiado pela ONU destinado a ilustrar a luta global contra a pobreza.

ONU premia fotografias que ilustram a luta contra a pobreza. Foto ONUPescadores vietnamitas levando a pesca do dia, um jovem da Índia no caminho à escola e dois estudantes paquistaneses trabalhando em uma aula de engenharia são as imagens ganhadoras do concurso de fotografia apoiado pela ONU destinado a ilustrar a luta global contra a pobreza.

Cerca de 1.400 participantes apresentaram mais de 3.000 fotos entre as categorias profissional e amador. Foram concedidos um total de 22 prêmios e menções honrosas por um painel de jurados que incluía quatro fotojornalistas e o ator e Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Antonio Banderas.

A Administradora do PNUD, Helen Clark, que entregará os prêmios hoje, disse que o concurso ajuda a mostrar que a série de objetivos contra a pobreza conhecidos como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) “não são apenas metas abstratas, eles fazem uma diferença real na vida das pessoas. É nossa esperança que através da apresentação destas ações reais e positivas, mais pessoas sejam motivadas a contribuir para este esforço”.

Antonio Banderas expressou o desejo de que as imagens sejam parte de uma “onda” que possa influenciar os chefes de Estado que se encontrarão na próxima semana em Nova York para traçar a forma de avançar nos ODMs. “É inspirador ver pessoas comuns fazendo algo positivo para alcançar estas metas enquanto mantêm suas atividades diárias – crianças e adultos estudando em ambientes complexos, organizações locais advogando pelos direitos das mulheres, campanhas poderosas para melhorar a saúde das pessoas”.