ONU participa de encontro nacional sobre drogas e redução de danos na capital de Sergipe, Aracaju

Drogas apreendidas em São Paulo. Foto Agência Brasil/Antonio Cruz

Entre 11 e 14 de novembro Aracaju, capital do Sergipe, será sede do XI Encontro Nacional de Redução de Danos, evento que tem o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Durante estes dias, ativistas, pesquisadores, representantes governamentais e de organismos internacionais discutirão as políticas públicas relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e trocarão experiências sobre o tema.

A agenda do encontro inicia às 19h30 do dia 11 com a mesa de abertura, seguida de um debate sobre Drogas e Legislação, com a participação do diretor do Departamento de Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fabio Mesquita e da secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Paula Adamy. Após o primeiro painel, haverá o lançamento dos livros “Cannabis Medicinal”, do antropólogo Sérgio Vidal, e “Drogas e a Governamentalidade Neoliberal – Uma genealogia da redução de danos”, do professor Pablo Ornelas Rosa da Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo.

Para o presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), Domiciano Siqueira, entidade promotora do evento, “o encontro é o ponto alto da discussão sobre enfrentamento da questão do uso de álcool e drogas no Brasil, pois reúne todos os segmentos que trabalham com e temática e proporciona ampla troca de vivências e articulações”.

Antes da abertura do encontro, será realizada uma Reunião Técnica sobre Estratégias de Prevenção às DST, Aids e Hepatites Virais para Pessoas que Usam Drogas. No encontro, serão apresentados dados de pesquisas, análises do momento atual da estratégia de redução de danos no Brasil, descrição de experiências de prevenção e gestão, e a construção de uma agenda mínima para servir de referência no desenvolvimento de novas estratégias.

Durante o evento serão exibidos 50 trabalhos selecionados, em formato de pôster, trazendo experiências em DST/Aids, Hepatites Virais e Saúde Mental além de reflexões sobre interdisciplinariedade, formação e controle social. A programação do encontro abordará ainda outros temas relevantes como a articulação internacional e o debate sobre uso da maconha em tramitação no Congresso Nacional.

A atividade conta com apoio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, do UNODC, entre outros.

A programação completa está disponível no site http://abordabrasil.blogspot.com.br

SERVIÇO
XI Encontro Nacional de Redução de Danos
Data: de 11 a 14 de novembro de 2014
Local: Mercure Aracaju del Mar Hotel
Av Santos Dumont 1500 – Praia de Atalaia, Aracaju (SE)
http://abordabrasil.blogspot.com.br/