ONU parabeniza Tunísia pelas eleições legislativas como passo crítico para consolidação da democracia

Ban Ki-moon parabenizou o povo tunisiano pelo sufrágio do domingo (26) e afirmou que a Organização está pronta para apoiar a Tunísia neste marco decisivo de transição.

Eleições na Tunísia. Foto: Flickr/Magharebia (Creative Commons)

Eleições na Tunísia. Foto: Flickr/Magharebia (Creative Commons)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou o povo tunisiano pelas eleições legislativas que aconteceram no país no último domingo (26), definindo as eleições como “um passo crucial para o futuro do país” e um “marco decisivo na transição para a democracia”.

“Mesmo com a esperança que este momento traz, ainda existem uma série de dúvidas cruciais acerca do próximo governo”, adicionou o secretário-geral. “As Nações Unidas estão prontas para apoiar a Tunísia neste aspecto”.

Ban Ki-moon visitou a Tunísia em meados de outubro, quando conheceu o presidente Moncef Marzouki e comprometeu-se, em nome da ONU, a dar pleno apoio ao país do norte da África durante seu caminho rumo à democracia.

Em janeiro deste ano o Parlamento da Tunísia adotou a primeira Constituição desde as grandes manifestações do país no início de 2011, que derrubaram o presidente Zine El Abidine Ben Ali e deram o pontapé inicial da Primavera Árabe.

Em seu comunicado, Ban também estendeu suas felicitações às autoridades eleitorais tunisianas por seus esforços na organização da votação e por seu trabalho contínuo sobre as eleições presidenciais, que acontecem no próximo mês.