ONU parabeniza iniciativa dos EUA em limitar a emissão de gases de efeito estufa

O secretário-geral da ONU pediu aos líderes mundiais que aproveitem a Conferência do Clima de setembro para anunciar as ações de combate às mudanças climáticas que tomarão em nível nacional.

Emissões de gases de uma velha usina de energia movida a carvão no Kosovo. Foto: Banco Mundial/Lundrim Aliu

As Nações Unidas parabenizaram, nesta segunda-feira (2), a iniciativa anunciada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, de limitar as emissões de gases de efeito estufa produzidas pelas usinas no país.

Através de comunicado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que se trata de “um passo significativo para a redução global das emissões dos gases de efeito estufa que estão desregulando o clima, agravando ao extremo os padrões meteorológicos e ameaçando a saúde humana, o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável”.

Ban pediu também “aos líderes mundiais que aproveitem a oportunidade única da Conferência do Clima”, que a ONU realizará em setembro em sua sede em Nova York, para  anunciar as ações de combate às mudanças climáticas que tomarão em nível nacional.

A secretária-executiva da Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), Christiana Figueres, também elogiou a nova iniciativa, anunciada dias antes da próxima rodada de negociações climáticas da ONU, que começará na quarta-feira (4) em Bonn, na Alemanha.

No encontro, ministros de quase todos os países do mundo discutirão questões políticas a serem resolvidos antes da assinatura de um novo acordo sobre o clima, que deve ser assinado em Paris (França) em 2015.