ONU nomeia General brasileiro como novo chefe da MINUSTAH

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou hoje (27/3) o General brasileiro Fernando Rodrigues Goulart como novo Comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou hoje (27/3) o General brasileiro Fernando Rodrigues Goulart como novo Comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Ele substituirá o também General brasileiro Luiz Ramos, que completou sua tarefa também hoje. O Secretário-Geral aprecia o formidável trabalho do General ao servir a MINUSTAH, em que sua “dedicação, profissionalismo e liderança” foram cruciais para os esforços de estabilização no Haiti.

O General Fernando Rodrigues Goulart ingressou no Exército Brasileiro em março de 1974 e graduou-se em dezembro de 1980 como um oficial da infantaria. Desde então, o General Goulart fez uma ilustre carreira militar, ocupando inúmeras altas posições de Comando e de Estado-Maior. Como um oficial júnior, ele serviu no Primeiro Batalhão de Forças Especiais da Brigada Aérea do Exército Brasileiro. Como Major e Tenente-Coronel, foi oficial de Estado-Maior do Exército Brasileiro e do Gabinete do Comando do Exército. Em 2004, assumiu o comando do 62° Batalhão de Infantaria Motorizada, do Comando Militar do Sul no Brasil.

Em 1993, o General Goulart participou como Observador Militar das Nações Unidas na ONUMOZ (Moçambique) e em 2007 ele foi Comandante de Setor da UNMIN (Nepal). De maio de 2008 até maio de 2010, com a patente de Coronel, trabalhou no Departamento de Operações de Paz da ONU (DPKO), como Oficial de Ligação Militar das Divisões da Europa e América Latina.

O General Goulart graduou-se na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro e também participou do curso de Comando das Forças Armadas Alemães. Em 2006, graduou-se na Escola de Guerra do Exército Brasileiro. Depois de ser promovido ao posto de General, comandou a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Rio Grande do Sul, em 2011 e 2012, sua mais recente posição.

Nascido em 1958, o General Goulart é casado e tem dois filhos.


Comente

comentários