ONU no Carnaval de Salvador

O Grupo Eva, o Sistema das Nações Unidas no Brasil e Instituto EcoDesenvolvimento unem esforços numa iniciativa inédita de promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) durante o Carnaval de Salvador, na Bahia.

O Grupo Eva, o Sistema das Nações Unidas no Brasil e Instituto EcoDesenvolvimento unem esforços numa iniciativa inédita de promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) durante o Carnaval de Salvador, na Bahia. O objetivo é contribuir para conscientização do grande público quanto à importância dos ODM e quanto aos desafios que o Brasil e o mundo ainda têm pela frente para alcançá-los até 2015.

Os ODM, aprovados na Declaração do Milênio das Nações Unidas em 2000, fazem parte de um compromisso firmado por 189 países-membros da ONU, entre eles o Brasil, de que é possível construir um mundo mais justo e igualitário até 2015:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2. Atingir o ensino básico universal;
3. Promover igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde materna;
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

“Na prática, podemos dizer que os ODM são atingidos quando transformamos, de forma positiva, a vida real de cada cidadão. O Carnaval tem este papel, tanto na arena social quanto na econômica: num primeiro momento como fonte de esperança em um mundo melhor e mais justo. Em seguida, como fonte real de oportunidades, de geração de empregos, de inclusão social, de promoção da igualdade de gênero e de trabalho conjunto para um mundo mais próspero e feliz”, afirma Jorge Chediek, coordenador residente do Sistema ONU no Brasil.

A Campanha dos ODM estará presente durante todos os dias de folia no carnaval de Salvador. O trio do EVA irá transmitir diversas mensagens da campanha nos painéis eletrônicos, além de informações que foram introduzidas no “guia do folião” tradicionalmente distribuído aos 6.000 integrantes dos Blocos EVA e NUOUTRO EVA. Balões gigantes com as marcas da campanha irão abrir o desfile dos blocos durante todos os dias de carnaval.

No dia 5 de março, sábado de carnaval, o EVA promove uma feijoada a convidados especiais no Iate Clube da Bahia. Os convidados receberão o material com informações da campanha e fitinhas do Senhor do Bonfim, customizadas com os símbolos dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Elas também serão distribuídas à imprensa durante o carnaval.

A iniciativa reforça o engajamento do vocalista Saulo Fernandes e Banda EVA a esta causa. Para o carnaval deste ano, o Eva realiza uma ação inédita na sua história, que é sair para a “pipoca” na avenida. O Grupo baixa as cordas na terça-feira com a intenção de valorizar o circuito mais tradicional da folia e ao mesmo tempo reforçar a mensagem de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em evento aberto a todos.

O Grupo EVA

O Carnaval é uma festa, na qual todos estão em busca de diversão. A alegria está estampada nos rostos e na música que leva mais de dois milhões de pessoas para as ruas de Salvador. Motivado com tanta união o bloco Eva desde 2003 utiliza seu espaço para realizar ações de responsabilidade social, que já viraram tradição. Em anos anteriores, o Eva abraçou a campanha do “Estado de Paz” e os lemas, “Caia na folia, não caia na avenida” e “Depois não me conte os seus problemas – Use camisinha”. O Eva ainda ajuda mais uma vez a Creche Escola Comunitária Criança Feliz da Grande Sussuarana e a ONG Cipó Comunicação Interativa com a troca solidária das cortesias do abadá do Eva e Nuoutro Eva.

Instituto EcoD

Instituto EcoDesenvolvimento é uma organização sem fins lucrativos, que tem como propósito sensibilizar, mobilizar e educar pessoas e organizações a incorporarem princípios e práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Participa, articula, apóia e promove, diversas iniciativas de interessa da sociedade, como TEDx SP e TEDx Amazonia, Todos Pela Educação, SWU, Dia Mundial Sem Carro, DIA ROSA, Carta da TERRA, Rede Brasileira e Latino Americana de Cidades Justas e Sustentáveis entre outras. O Instituto, por meio de sua rede de parcerias, mantém o portal EcoD.org.br, uma multiplataforma de comunicação especializada que hoje é o maior provedor de conteúdos sobre sustentabilidade da internet brasileira de iniciativa da sociedade civil.

ONU – Organização das Nações Unidas Brasil

A ONU vem promovendo a paz, a justiça, o desenvolvimento e a democracia em nome dos povos do mundo e, em articulação com seus 192 Estados-Membros, tem trabalhado nas últimas décadas para reduzir desigualdades econômicas, promover direitos humanos, mediar conflitos e apoiar a reconstrução de países devastados por catástrofes de qualquer natureza. Um exemplo emblemático desse esforço é o conjunto de Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que desde 2000 vêm mobilizando a comunidade internacional para atender aos mais necessitados, salvar vidas e dar mais qualidade à existência humana.

Contatos para imprensa:
Daniel de Castro
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
(61) 3038-9117/ (61) 8221 1502/ daniel.decastro@undp.org