UNV/PNUD

UNV/PNUDO Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) contribui para a paz e o desenvolvimento em todo o mundo por meio do voluntariado. Os voluntários se beneficiam com a experiência adquirida, o engajamento e a participação, ao passo que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária, fortalecendo a confiança, a solidariedade e a reciprocidade entre as pessoas.

Para impulsionar a paz e o desenvolvimento, o programa promove o reconhecimento da contribuição dos voluntários, trabalha com parceiros para integrar o voluntariado nos programas de desenvolvimento e mobiliza, em todo o mundo, um número cada vez maior e mais diverso de voluntários.

O UNV entende essa atividade como universal e inclusiva e a reconhece em toda a sua diversidade, assim como os valores que a sustentam: livre arbítrio, dedicação, compromisso e solidariedade.

Voluntariado para o desenvolvimento

O Programa de Voluntários das Nações Unidas se inspira na convicção de que o voluntário é uma forma poderosa de envolver pessoas para fazer frente de progresso em todo o mundo. Cada um pode contribuir com seu tempo, seus conhecimentos e sua experiência, e a combinação de todos os esforços pode ser decisiva para o alcance da paz e do desenvolvimento. O enorme potencial do trabalho voluntário nos inspira como organização e nossa missão consiste em converter esse potencial em realidade.

Alcançar a paz e o desenvolvimento exige a cooperação e o compromisso do setor público, da sociedade civil e do setor privado, com o apoio das Nações Unidas e da comunidade internacional. Os cidadãos cumprem uma importante função por meio do voluntariado. A cada dia, muitas pessoas participam em iniciativas humanitárias por meio de atividades voluntárias, seja em pequena ou grande escala, com o propósito de melhorar suas condições de vida e dos demais ao seu redor.

Dessa forma, o voluntariado fomenta a criação de ambientes seguros, estáveis e resilientes, propícios à resolução pacífica de conflitos. O UNV fortalece parceiros nacionais, impulsionando o sentido de identificação local com os processos de paz e de desenvolvimento e fortalecendo o reconhecimento do trabalho dos voluntários e sua participação coesiva em favor da consolidação da paz.

O Programa contribui com o voluntariado para o desenvolvimento promovendo-o a nível mundial, advogando pela integração nos programas de desenvolvimento e mobilizando voluntários. O UNV promove a criação de ambientes nos quais estes agentes possam prosperar e nos quais as pessoas tenham a capacidade e o direito de participar na transformação da realidade a seu redor.

Os voluntários das Nações Unidas

Todos os anos, mais de 7 mil mulheres e homens, de mais de 170 nacionalidades e com grande experiência profissional, servem como voluntários da ONU em mais de 140 países.

Eles contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: reduzindo a pobreza, fomentando a governança democrática, promovendo políticas ambientais, fortalecendo recursos para prevenir e responder a crises e lutando contra o aumento de doenças como o HIV/AIDS.

Voluntários internacionais

Cerca de 70% dos voluntários da ONU servem em países que não são os seus próprios. Eles são recrutados por suas especialidades profissionais para atuar em programas de desenvolvimento e, de forma crescente, em áreas de manutenção da paz, assistência humanitária e processos eleitorais apoiados pela ONU. O Programa mantém um banco de candidatos com relevante experiência nessas áreas. Ele cobre mais de 115 categorias profissionais.

Voluntários nacionais

Quanto aos voluntários locais, cerca de 30% destes servem nos seus próprios países e apoiam as iniciativas de construção de capacidades locais, além de facilitar o estabelecimento de redes e de troca de informações.

Mais informações sobre o Programa de Voluntários da ONU no Brasil

Site www.unv.org (informações em âmbito mundial)

Site www.pnud.org.br/UNV.aspx (informações sobre o Programa do Brasil)

Site www.unv.org/how-to-volunteer.html (Como se tornar Voluntário Internacional das Nações Unidas)

Site www.pnud.org.br (Link Oportunidades)

Contatos

Acompanhe e faça contato na página do Facebook www.facebook.com/unvbrasil

Acesse informações sobre os demais organismos vinculados ao PNUD Brasil em nacoesunidas.org/agencia/pnud