Centro RIO+/PNUD

Centro RIO+O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) é um dos seis centros globais de excelência do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foi estabelecido em 24 de junho de 2013 por meio de parceria entre o PNUD e o Governo Brasileiro como um dos principais legados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada em junho de 2012.

A conferência reuniu líderes mundiais e milhares de representantes da sociedade civil, do setor privado e dos governos resultando na adoção do documento final “O Futuro que Queremos”, que reafirmou a inseparável conexão entre as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento sustentável e do bem-estar humano.

O que fazemos

O Centro RIO+ trabalha com pessoas e instituições para influenciar políticas e práticas que levem a melhorias concretas no bem-estar humano, atuando como um centro global de referência para a promoção do desenvolvimento sustentável e equitativo.

Como uma instituição baseada no hemisfério Sul, o Centro RIO+ visa a impulsionar a cooperação Sul-Sul e estimular a participação dos países do Sul nos esforços internacionais pelo desenvolvimento sustentável. Sua atuação ocorre por meio das seguintes atividades:

  • Coleta, produção e disseminação de evidências sobre políticas, práticas e atitudes que contemplem o desenvolvimento sustentável;
  • Promoção de instrumentos e ideias para aprimorar políticas e práticas que integram as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento sustentável;
  • Estímulo à participação efetiva de cidadãos e da sociedade civil;
  • Diálogos amplos orientados pela ação que reconheçam a dimensão política em torno do debate sobre desenvolvimento sustentável;
  • Coalizões e alianças para a mudança: entre governos, sociedade civil, cidadãos e setor privado.

Áreas prioritárias

A partir de consultas com a sociedade civil, o Centro RIO+ identificou seis temas prioritários para seu trabalho:

  • Mudanças climáticas
  • Erradicação da pobreza
  • Desigualdade e governança para o desenvolvimento sustentável
  • Cidades sustentáveis
  • Financiamento para o desenvolvimento sustentável
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Diálogos do Rio: engajando vozes globais cidadãs

Na fase preparatória da Rio+20, PNUD e Governo do Brasil coorganizaram o projeto virtual Diálogos Rio+20 como um canal direto para a sociedade civil global participar da conferência. Por meio de uma plataforma online, cerca de 1,4 milhão de vozes foram ouvidas, definindo um conjunto de ações recomendadas que foram apresentadas aos líderes mundiais no Rio de Janeiro.

Inspirado pela iniciativa, o Centro Rio+ procura promover a participação da sociedade civil por meio do projeto Diálogos do Rio. Em fevereiro de 2014, a proposta foi lançada em uma plataforma online com ferramentas para a sociedade civil brasileira discutir prioridades para a implementação no país dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Promovendo a proteção social

Uma área-chave para o Centro RIO+ é a promoção de debates com a sociedade civil, a academia, o setor privado e os governos à luz de boas práticas em proteção social, tais como o Bolsa Família no Brasil.

O Centro RIO+ tem documentado os impactos do programa sobre a saúde pública, especialmente a mortalidade infantil. O programa tem sido bem-sucedido em tirar milhões de pessoas da pobreza e melhorou vários indicadores de saúde no país, graças a melhorias nos serviços básicos e na renda.

Contatos

  • Rua México 168, 5º andar – CEP 20031-144 – Centro, Rio de Janeiro, RJ
  • (21) 3534-5109 e (21) 3534-5122
  • rio.mais(arroba)undp.org
  • http://riopluscentre.org/

Acesse informações sobre os demais organismos vinculados ao PNUD Brasil em nacoesunidas.org/agencia/pnud