Cap-Net/PNUD

Cap-Net/PNUD

A Cap-Net/PNUD é uma rede global que trabalha para fortalecer o desenvolvimento de capacidades a nível local. Foi fundada em 2002 como um programa global ao abrigo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objetivo de apoiar as necessidades de desenvolvimento de capacidades em um crescente processo de reformas no setor da água para a gestão sustentável da água no contexto mais amplo da Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH).

A força da Cap-Net/PNUD reside no seu extenso alcance das instituições de desenvolvimento de capacidade e seus clientes. Atualmente, é composta por 23 redes regionais e nacionais de desenvolvimento de capacidades, com cerca de mil organizações membros em 120 países. Fornece também formação e educação para profissionais da água na Ásia, África, América Latina e no Caribe.

Figura: Cap-Net UNDP, a rede global em 2015

Figura: Cap-Net UNDP, a rede global em 2015

A parceria com mais de 40 organizações internacionais e redes temáticas globais assegura que esteja disponível um pacote de formação que seja repleto de conhecimento inovador e atual, em forma de programas de formação diversos e material de treinamento acessível.

Cerca de 20 programas especiais já foram desenvolvidos em parceria com organizações e redes parceiras sobre vários aspectos da gestão sustentável da água, que vão desde a gestão de águas subterrâneas, planejamento de bacias, gênero, gestão de inundações e secas, instrumentos econômicos para a adaptação às mudanças climáticas, e mais estão sendo planejadas no futuro (acesse aqui).

Cap-NetA Cap-Net publica materiais em inglês, francês, português e espanhol e redes e formadores de desenvolvimento de capacidades têm traduzidos este material em várias outras línguas. Acesse clicando aqui.

O site Cap-Net (www.cap-net.org), que está disponível em espanhol e inglês, é um outro recurso para parceiros e aqueles que procuram informações sobre o desenvolvimento de capacidades em GIRH. Em média, a Cap-Net tem um alcance de mais de 2 mil participantes com os programas de formação presencial, com mais de 8 mil profissionais que acessam materiais da Cap-Net remotamente através de downloads da Internet e distribuição de USB, CDs e cópias impressas.

Campus VirtualEm 2014, a Cap-Net lançou o Campus Virtual, que fornece uma plataforma de facilitação transversal para todas as suas atividades, redes afiliadas e parceiros, que podem beneficiar desta ferramenta (campus.cap-net.org).

A Cap-Net, também é um parceiro do ‘TheWaterChannel’, um site de hospedagem mais de 1.300 vídeos sobre água e seminários de gestão da água baseadas na web (thewaterchannel.tv).

A Cap-Net é financiado por Programa da Swedish International Development Cooperation Agency (SIDA) e implementado pelo PNUD e UNOPS.

Contatos

Acesse informações sobre os demais organismos vinculados ao PNUD Brasil em nacoesunidas.org/agencia/pnud