Sede da Coordenação da ONU em Brasília. Foto: PNUD/divulgação

ONU no Brasil

As Nações Unidas têm representação fixa no Brasil desde 1947. A presença da ONU em cada país varia de acordo com as demandas apresentadas pelos respectivos governos ante a Organização. No Brasil, o Sistema das Nações Unidas está representado por agências especializadas, fundos e programas que desenvolvem suas atividades em função de seus mandatos específicos. A Equipe de País (conhecida por sua sigla em inglês, UNCT) está conformada pelos Representantes desses organismos, sob a liderança do Coordenador Residente (clique aqui para ler seu perfil).

O UNCT é presidido pelo Coordenador Residente e tem, entre suas principais funções, a missão de definir estratégias, coordenar o trabalho da Equipe e compartilhar informações entre todos seus participantes. A elaboração de iniciativas conjuntas entre os diversos escritórios, avaliar o trabalho da ONU no País e coordenar a ação dos diversos grupos interagenciais, fazem também parte de sua missão.

Seu principal objetivo é maximizar, de maneira coordenada, o trabalho da ONU, para que o Sistema possa proporcionar uma resposta coletiva, coerente e integrada às prioridades e necessidades nacionais, no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos demais compromissos internacionais.

A forma de cooperação com o Brasil muda de uma agência para outra, já que elas desenvolvem no País as tarefas indicadas por seus respectivos mandatos e atuam em áreas específicas. Em geral, as agências atuam de forma coordenada, desenvolvendo projetos em conjunto com o governo – tanto em nível federal como estadual e municipal –, com a iniciativa privada, instituições de ensino, ONGs e sociedade civil brasileira, sempre com o objetivo de buscar, conjuntamente, soluções para superar os desafios e dificuldades presentes na criação e implementação de uma agenda comum em favor do desenvolvimento humano equitativo.

A maioria dos organismos da ONU no Brasil tem sede em Brasília, porém existem outros com sedes no Rio de Janeiro e em Salvador.

Clique nos nomes ao lado para saber mais sobre cada um deles.

Marco de Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UNSDPF)

Denominado em inglês United Nations Sustainable Development Partnership Framework, o UNSDPF é o plano de ação conjunto das agências, fundos, programas e entidades do Sistema ONU para cada país. Ele é elaborado a partir do diagnóstico apresentado na Análise Conjunta de País (CCA, na sigla em inglês) e aponta as áreas estratégicas de atuação das Nações Unidas em nível nacional e esforços a ser realizados para articular uma visão coerente e integrada na promoção do desenvolvimento do país.

Para ver o plano de ação para os anos de 2012 a 2016, acesse o documento em português clicando aqui. Para ver o relato da atuação  no mesmo período, acesse o documento, também em português, clicando aqui. Ele demonstra as principais ações e áreas de atuação do Sistema ONU no Brasil durante este período de cinco anos.

Para ver o plano de ação para os anos de 2017 a 2021, acesse o documento em português clicando aqui.

Posicionamentos do Sistema ONU no Brasil

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento do país e o combate à pobreza, o Sistema das Nações Unidas no Brasil tem a constante missão de alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado.

Como resultado desses esforços conjuntos, a ONU Brasil tem elaborado artigos técnicos de posicionamento nos mais diferentes campos do conhecimento e áreas de mandato da Organização no país. O objetivo do debate não é o de trazer soluções imediatas para os problemas existentes; mas, sim, o de incitar reflexões sobre os desafios de uma sociedade cada vez mais heterogênea e da necessidade de soluções inovadoras para esses desafios.

Convidamos todo(a)s o(a)s leitore(a)s à reflexão e ao engajamento. Conheçam os artigos técnicos já publicados a seguir:

Outras ações conjuntas e associações

Acesse também outras ações conjuntas e associações da ONU presentes no Brasil:

Outros serviços informativos da ONU em português