ONU Mulheres promove em São Paulo debate sobre masculinidades pela igualdade de gênero

Masculinidades pela Igualdade de Gênero é o tema do Diálogos #ElesPorElas, que acontece nesta quinta-feira (27), das 14h às 17h30, em São Paulo. O evento marca o quarto aniversário do movimento #ElesPorElas (#HeForShe, no original em inglês), criado pela ONU Mulheres para engajar homens e meninos na defesa dos direitos das mulheres e meninas. Inscrições são gratuitas. Também será possível acompanhar o encontro ao vivo pela internet.

Imagem: ONU Mulheres/Movimento ElesPorElas

Imagem: ONU Mulheres/Movimento ElesPorElas

Masculinidades pela Igualdade de Gênero é o tema do Diálogos #ElesPorElas, que acontece nesta quinta-feira (27), das 14h às 17h30, em São Paulo. O evento marca o quarto aniversário do movimento #ElesPorElas (#HeForShe, no original em inglês), criado pela ONU Mulheres para engajar homens e meninos na defesa dos direitos das mulheres e meninas. Inscrições são gratuitas. Também será possível acompanhar o encontro ao vivo pela internet.

Apoiado pelo secretário-geral das Nações Unidas, o movimento ElesPorElas tem como uma de suas principais mobilizadoras a atriz britânica e embaixadora global da ONU Mulheres, Emma Watson. A iniciativa é voltada para todas e todos e promove uma visão compartilhada de que a igualdade de gênero é uma questão de justiça e benefício para todos os seres humanos.

No Brasil, nos últimos quatro anos, o movimento ElesPorElas tem engajado diferentes públicos, tanto nas universidades, como nos meios de comunicação. Artistas, esportistas, empresas e instituições públicas e privadas têm apoiado ações pela igualdade de gênero.

Debates plurais – A abertura do Diálogos #ElesPorElas terá a participação de Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, e de Manzar Feres, vice-presidente de Vendas e Marketing da Serasa Experian.

Em seguida, evento promoverá duas rodadas de discussões. A primeira “Masculinidades e Igualdade de Gênero” terá a presença de Nadine Gasman; Prislaine Krodi dos Santos, do escritório USP Mulheres; e Daniel Teixeira, do CEERT – Centro de Estudos das Relações Raciais e de Trabalho, entidade vinculada à Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras. Na pauta do debate, estarão os temas: os quatro anos do Movimento ElesPorElas, a pesquisa Interações Sociais na USP sobre relações de gênero, raça e outra; e os desafios para as masculinidades negras.

A segunda rodada “Novas Práticas de Masculinidades” abordará iniciativas que têm trazido os homens para o debate sobre as relações de gênero, masculinidades e eliminação da violência contra as mulheres. Os temas serão articulados por Guilherme Valadares, do Papo de Homem; Patrícia Molino, sócia responsável pelo Departamento de Assessoria em Gestão de Recursos Humanos na KPMG no Brasil; e Marcelo Pimenta, diretor de Data Lab da Serasa.

O evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela internet. Assista pelo link: bit.ly/ElesPorElas_aovivo.

As inscrições podem ser feitas em: bit.ly/ElesPorElas_Dialogos (vagas limitadas a 100 pessoas).

A atividade é organizada pelo Comitê Nacional Impulsor ElesPorElas – HeForShe Brasil e pela ONU Mulheres Brasil, com apoio institucional da Serasa Experian.

Movimento #ElesPorElas – HeForShe – O mundo está num momento de mudanças. Em todos os lugares, as pessoas entendem e apoiam a ideia da igualdade de gênero. Elas sabem que não é apenas uma questão das mulheres e sim, um assunto de direitos humanos. Quando essas vozes poderosas forem ouvidas, elas irão mudar o mundo. A hora da mudança é agora.

O Movimento ElesPorElas está convidando pessoas do mundo inteiro para juntas criarem uma força visível e corajosa pela igualdade de gênero.

Uma das principais formas de adesão é pela plataforma heforshe.org/pt, que tem mais de 1,7 milhão de adesões e 1,3 bilhão de conversas públicas. No Brasil, quase 63 mil pessoas já demostraram apoio ao movimento por meio da adesão online.

4º aniversário do Movimento ElesPorElas
Diálogos #ElesPorElas – Masculinidades pela Igualdade de Gênero

Data: 27 de setembro de 2018
Horário: das 14h às 17h30
Local: Auditório da Serasa Experian (Alameda dos Quinimuras, 187) – São Paulo/SP
RSVP: bit.ly/ElesPorElas_dialogos

PROGRAMAÇÃO

14h – Abertura

14h05 – Boas-vindas – Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil

14h10 – Boas-vindas – Manzar Feres, vice-presidente de Vendas e Marketing da Serasa Experian

Rodada: Masculinidades e Igualdade de Gênero
Das 14h25 às 15h30

4 anos do Movimento #ElesPorElas
Nadine Gasman – ONU Mulheres

Interações na USP e o Impacto 10x10x10 do ElesPorElas
Prislaine Krodi dos Santos – USP Mulheres/Comitê ElesPorElas

Masculinidades e Enfrentamento do Racismo
Daniel Teixeira – CEERT-AMNB/Comitê ElesPorElas

15h30 – Debate

16h – Coffee break

Rodada: Novas Práticas de Masculinidades
Das 16h15 às 17h30

Masculinidades nas Empresas
Patrícia Molino – KPMG/Comitê ElesPorElas

Desconstrução de Gênero e Novas Masculinidades
Marcelo Pimenta – Serasa Experian

Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero
Guilherme Valadares – Papo de Homen/Comitê ElesPorElas

17h – Debate

17h30 – Encerramento

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres Brasil
Isabel Clavelin – 61 3038 9140 / 98175 6315
isabel.clavelin@unwomen.org

Assessoria de Imprensa da Serasa Experian
Viviane Evangelista – 11 2847 8456 / 99651 8530
viviane.evangelista@br.experian.com